Quais foram os fatos mais marcantes na história da educação dos surdos?

Índice

Quais foram os fatos mais marcantes na história da educação dos surdos?

Quais foram os fatos mais marcantes na história da educação dos surdos?

Para Perlin e Strobel (2006) o fato mais marcante na história da Educação de Surdos foi o Congresso de Milão ocorrido no ano de 1880, no qual, através de uma votação com maioria quase absoluta de professores ouvintes, ficou decidido que a Língua de Sinais seria abolida da Educação de Surdos, prevalecendo o uso da ...

Quem fundou a comunidade surda no Brasil?

Teve início a luta pela educação dos surdos, na qual ficou marcada a atuação de um surdo francês, chamado Eduard Huet. Em 1857, Huet veio ao Brasil a convite de D. Pedro II para fundar a primeira escola para surdos do país, chamada na época de Imperial Instituto de Surdos Mudos.

Como surgiu a educação dos surdos?

No Brasil, a história da educação de surdos iniciou-se com a criação do Instituto de Surdos-Mudos, hoje atual Instituto Nacional de Educação de surdos - INES, fundado em 26 de setembro de 1857, pelo professor surdo francês E. Huet, que veio ao Brasil a convite do Imperador D.

Quando começou a história dos surdos?

No nosso país, a história dos surdos teve seu início no período do segundo império, que era liderado por Dom Pedro II. O segundo império começou em 1840 e finalizou em 1889, devido à Proclamação da República. Devido a um convite de Dom Pedro II, em 1855, o conde e professor francês Eduard Huet veio de mudança para o Brasil.

Quando começou a educação de surdos no Brasil?

O início da história de educação de surdos no Brasil aconteceu em 1857, com a fundação da primeira instituição federal de ensino para surdos - o Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. Essa escola é uma referência na educação de surdos até os dias atuais.

Qual a língua utilizada pelos surdos no Brasil?

Suas histórias tanto no Brasil quanto no mundo são demarcadas pelo silenciamento, pois não lhes era dada a oportunidade de falar sobre questões que lhes são próprias, sendo os ouvintes aqueles que discutiam e determinavam muitos fatores em suas vidas. A língua oficial e utilizada pelos surdos no Brasil é a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Quem foi o primeiro professor de surdos na França?

No ano de 1857, D.Pedro II convida o professor de surdos francês chamado Ernest Huet para fundar o Instituto Imperial de Surdos-Mudos, no Rio de Janeiro, que mais tarde viria a ser o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Ernest Huet foi um padre que trabalhava com a educação de surdos na França utilizando língua de sinais.

Postagens relacionadas: