Como se inscrever como contribuinte facultativo do INSS?

Índice

Como se inscrever como contribuinte facultativo do INSS?

Como se inscrever como contribuinte facultativo do INSS?

A inscrição como segurado facultativo pode ser feita por meio do telefone 135, que é a Central do INSS. O horário de funcionamento é entre às 7h e às 22h, de segunda a sábado. O cidadão deve selecionar a opção de falar diretamente com um atendente para realizar a inscrição na Previdência Social.

Como se inscrever no INSS como não filiado?

Para se tornar um contribuinte filiado, a inscrição pode ser feita no aplicativo ou no site do Meu INSS ou pelo telefone 135. Para o não filiado como crianças ou procuradores, é preciso fazer a solicitação pelo 135. No ato da inscrição, é preciso informar o número do CPF e da carteira de identidade.

Como se inscrever no INSS?

Após se cadastrar ou encontrar o numero do seu cadastro o programa de integração social, ou PIS, vamos ao site do INSS. Pelo site do INSS você irá se cadastrar como contribuinte individual. E por lá também poderá emitir a guia para pagamento quando necessário. Após abrir o site do INSS procure pela opção para se inscrever na pagina inicial.

Como você pode contribuir para o INSS?

Muita gente quando sai do emprego de carteira assinada não sabe como pode contribuir para o INSS de outra forma. Por isso acabam não contribuindo e não sendo segurado da previdência social. Abaixo iremos explicar como você pode ser contribuinte individual ou facultativo da previdência social.

Como fazer a inscrição como segurado do INSS?

Mesmo que seja na condição de Facultativo, o cidadão deverá informar o campo atividade, como por exemplo, “dona-de-casa”; Etapas para a realização deste serviço. Solicitar o serviço. Acesse o portal do Meu INSS. No menu lateral esquerdo, escolha a opção "Inscrição como Segurado do INSS". Clique na opção "Cidadão" e, no menu superior, ...

Será que o segurado facultativo perderá o acesso aos benefícios do INSS?

Isso porque, se o segurado facultativo atrasar o recolhimento da contribuição por mais de seis meses seguidos, ele perderá a qualidade de segurado e, consequentemente, o acesso aos benefícios do INSS.

Postagens relacionadas: