O que é o SB na análise de solo?

Índice

O que é o SB na análise de solo?

O que é o SB na análise de solo?

A soma de bases trocáveis (SB) de um solo, argila ou húmus representa a soma dos teores de cátions permutáveis, exceto H+ e Al³+ (SB = Ca²+ + Mg²+ + K+). A saturação por bases é um excelente indicativo das condições gerais de fertilidade do solo, sendo utilizada até como complemento na nomenclatura dos solos.

Como fazer análise de solo para pastagem?

A recomendação de 0 a 20 cm é básica, pois em 20 cm de solo teremos, aproximadamente, 70% do sistema radicular da gramínea. Podemos também realizar uma coleta de 20 a 40 cm de profundidade e teremos um solo mais pobre nessa camada, em que será necessário um investimento maior, caso tenhamos a pretensão de corrigir.

Onde fica a CTC na análise de solo?

A Capacidade de Troca de Cátions a pH 7,0 (CTC a pH 7,0) é calculada pela soma dos teores de Ca++, Mg+, K+, Al+++ e H+ determinados na análise e dada em cmolc/dm3. Esta representa a quantidade máxima de cargas negativas que o solo possui e que poderiam permitir a troca por cátions.

Quais são as análises de solo mais utilizadas?

Existem três análises de solo que são mais utilizadas: 1 Análise química de solo 2 Análise física 3 E análise química da planta More ...

Qual é o resultado de uma análise ao solo?

Na imagem abaixo, encontra um exemplo de um resultado de uma análise ao solo, e pode verificar quais as necessidades de correcção nutricional necessárias e reposição de nutrientes no solo.

Quais são os pontos importantes para uma boa análise de solo?

Pontos importantes para uma boa análise química de solo. A análise de solo é super importante para a sua lavoura, mas precisa ser bem feita. Veja algumas dicas para uma boa análise química de solo: Época de análise. A análise química do solo deve ser realizada antes da implantação da lavoura.

Quais as informações complementares para a análise de solo?

Além destes dados, seu laudo da análise de solo virá com informações complementares: SB (soma de bases), CTC (capacidade de troca catiônica), V% (saturação por bases), etc. Figura 2: Informações complementares “Solo Análise”, para a interpretação da análise de solo.

Postagens relacionadas: