O que defendia o absolutismo?

Índice

O que defendia o absolutismo?

O que defendia o absolutismo?

Entre os principais pensadores do absolutismo, podemos dar destaque à obra do italiano Nicolau Maquiavel, autor de “O príncipe”; do pensador britânico Thomas Hobbes, autor de “Leviatã”; o jurista francês Jean Bodin, criador de “Os seis livros da República”; e Jacques-Bénigne Bossuet, teólogo francês autor de “Política ...

O que defendia Jean Bodin?

Ele defendia a ideia da "religião verdadeira", que seria olhar para Deus com um espírito purificado. Apesar de fazer críticas também ao papa, não é certo considerar Bodin um protestante, como muitos biógrafos fizeram, porque ele não necessariamente apoiava os reformistas.

O que apoiava o Estado absolutista?

Concomitantemente, a burguesia também apoiou a figura do rei absolutista ao perceber os problemas que o poder local e a falta de unidades fiscais e monetárias causavam aos seus negócios.

Qual a justificativa do absolutismo?

Outro tipo de justificativa que também marca o absolutismo trata das condições históricas que legitimavam esse tipo de governo. Segundo as teorias de Hobbes, a falta de uma instituição que pudesse mediar os possíveis conflitos entre os homens, poderia levar uma determinada sociedade à sua própria ruína.

Qual era a legitimidade do Estado absolutista?

De sua figura emanava o padrão do legislador, do juiz e do executor das penas. Ele era o próprio Estado instituído, cuja legitimidade seria inconteste. É por esse motivo que o principal monarca absolutista, o francês Luís XIV, o “Rei Sol”, dizia de si próprio: “O Estado sou Eu”. [1] LOPES, Marcos Antônio.

Como surgiu a crítica ao absolutismo?

A crítica ao absolutismo surgiu a partir da popularização dos ideais iluministas a partir do século XVIII. Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

Qual a importância do absolutismo no vestibular?

Sendo um assunto histórico que está presente em quase todos os vestibulares, inclusive no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o tema necessita de uma atenção especial. Afinal, o absolutismo marcou a transição da Idade Média para a Monarquia, sendo extremamente importante do ponto de vista político e econômico.

Postagens relacionadas: