Como se curar de pensamentos obsessivos?

Como se curar de pensamentos obsessivos?
O tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é feito, em primeira linha, com medicamentos inibidores da recaptura de serotonina (ISRS) e, em casos resistentes, podem ser associadas outras medicações, como estabilizadores de humor e antipsicóticos de segunda e terceira geração.
Como lidar com pensamentos intrusivos?
Como lidar? O primeiro passo para lidar com os pensamentos intrusivos é descobrir a sua causa. Isso porque, na maioria das vezes, eles são apenas sintomas de outros problemas mentais mais graves e preocupantes, dos quais o indivíduo pode ainda não ter consciência.
Como neutralizar pensamentos intrusivos?
Agora que você já não fica desesperado por estarem a passar na sua mente alguns pensamentos intrusivos, importa neutralizá-los na hora que disparam. Uma ótima maneira de impedir que um pensamento intrusivo tome o controle da sua mente é acionando um gatilho neutralizador.
Como não ser prejudicado por um pensamento intrusivo?
Como resultado, o primeiro e mais importante passo a ser dado para não ser prejudicado por um pensamento intrusivo é reconhecer esses pensamentos pelo que eles são: apenas pensamentos, não a realidade. Nós não conseguimos evitar que um determinado pensamento nos chegue à mente.
Como impedir que um pensamento intrusivo tome o controle da sua mente?
Uma ótima maneira de impedir que um pensamento intrusivo tome o controle da sua mente é acionando um gatilho neutralizador. A forma mais simples de fazê-lo é através de uma ordem de comando, utilizando as palavras, “Para” ou Não”. Estas palavras podem ser verbalizadas silenciosamente.