O que é TPOC?
Índice
- O que é TPOC?
- Como tratar o TPOC?
- O que é ter obsessão por alguém?
- Qual a diferença entre TPOC e TOC?
- Qual a diferença entre o transtorno obsessivo-compulsivo TOC e o transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva TPOC )?
- O que é transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo?
- Como funciona a obsessão amorosa?
- Como a psicologia admite a obsessão amorosa?
- Por que a obsessão pode aparecer?
- Quais são os sinais do amor obsessivo?

O que é TPOC?
Transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva é caracterizado por uma preocupação generalizada com organização, perfeccionismo e controle (sem espaço para flexibilidade) que essencialmente retarda ou interfere na conclusão de uma tarefa.
Como tratar o TPOC?
O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia psicodinâmica, terapia cognitivo-comportamental e inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS).
O que é ter obsessão por alguém?
Uma obsessão consiste em uma ideia fixa e persistente que determina a conduta de uma pessoa, conduzindo a comportamentos que frequentemente são contra a vontade da pessoa obcecada.
Qual a diferença entre TPOC e TOC?
O TOC se caracteriza pela presença de obsessões que são os pensamentos intrusivos, imagens ou impulsos e apresenta comportamentos repetitivos que visam reduzir a ansiedade gerada por essas obsessões. Já o TPOC representa preocupações associadas a ordem, perfeccionismo e controle.
Qual a diferença entre o transtorno obsessivo-compulsivo TOC e o transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva TPOC )?
O TOC se caracteriza pela presença de obsessões que são os pensamentos intrusivos, imagens ou impulsos e apresenta comportamentos repetitivos que visam reduzir a ansiedade gerada por essas obsessões. Já o TPOC representa preocupações associadas a ordem, perfeccionismo e controle.
O que é transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo?
O transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva é caracterizado por uma preocupação generalizada com organização, perfeccionismo e controle (sem espaço para flexibilidade ou eficiência) que acaba interferindo na conclusão da tarefa.
Como funciona a obsessão amorosa?
Funciona como uma bola de neve: a obsessão acaba por afastar o objeto de desejo e provocar o fim da relação, fazendo com que a situação do apaixonado crónico piore. O psicólogo chegou mesmo a calcular o tempo que a pessoa com obsessão amorosa passa a pensar na pessoa que ama e concluiu que o valor final ronda os 95%.
Como a psicologia admite a obsessão amorosa?
A psicologia admite: há casos de obsessão amorosa que são clínicos e precisam de tratamento. É correto dizer que para tudo existe um limite – ou deve existir – e o amor não é exceção. A obsessão amorosa existe e já é assumida pelos psicólogos como uma condição clínica que exige tratamento adequado.
Por que a obsessão pode aparecer?
Fernando Ramos Asbahr – A obsessão é mais um pensamento que invade a mente, e a compulsão, a necessidade incontrolável de praticar um ato para aliviar a ansiedade provocada pelo pensamento indesejado. Muitas vezes, porém, a obsessão pode não aparecer. É o caso da criança de 4 ou 5 anos que lava repetidamente as mãos.
Quais são os sinais do amor obsessivo?
Os sinais mostram pessoas inseguras e ciumentas, cujas relações com outras pessoas estão ressentidas; elas se sentem obcecadas pela pessoa que desejam, e a espreitam fisicamente ou através de outros meios. Em um relacionamento, amor obsessivo significa que uma pessoa foi além do amor e ficou obcecada pela outra pessoa.