O que pode ser timidez excessiva?

Índice

O que pode ser timidez excessiva?

O que pode ser timidez excessiva?

Menos comum do que a timidez situacional – porém muito importante de se compreender – é a forma mais crônica da timidez, que envolve a prevenção e/ou o medo da maioria das situações em que há contato com outros. Esta forma de timidez é muitas vezes descrita por psicólogos e psiquiatras como Fobia Social.

Quando a timidez se torna um problema?

“A timidez passa a ser um problema sério a partir do momento em que a pessoa não consegue viver normalmente”, afirma o psiquiatra Eduardo Ferreira-Santos, da Universidade de São Paulo. Casos mais graves são chamados de fobia social. “Ela pode afetar os relacionamentos, o trabalho ou os estudos.

Como evitar a timidez em excesso?

A vida exige que nos relacionemos com as pessoas e que cumpramos determinadas obrigações. A timidez em excesso pode impedir a construção de novos relacionamentos interpessoais, fazendo com que a pessoa se recolha e se feche em seu mundo. Dessa forma, ela acaba perdendo diversas oportunidades de amizade e de relacionamentos conjugais.

Como vencer a timidez?

Para vencer a timidez, é importante procurar se socializar mais, conversar com pessoas e trabalhar sua capacidade de interação. Pode ser difícil no começo, mas, com o tempo, vai ficar mais fácil interagir com as pessoas e, assim, se sentir mais confiante.

Quais as principais causas da timidez?

Especialistas afirmam que a timidez é uma construção, ou seja, ela pode ser adquirida ao longo do tempo devido ao que vivenciamos. Assim, as principais causas da timidez incluem a educação que recebemos, bullying, falta de estímulos, isolamento, baixa autoestima, ausência de habilidades sociais, insegurança, hipersensibilidade etc.

Como a timidez está ligada a um comportamento ruim?

A timidez é uma característica comum a muitas pessoas, e não necessariamente está ligada a um comportamento ruim.

Postagens relacionadas: