Como o boitatá morreu?

Como o boitatá morreu?
Seu corpo transformou-se em ajuntadas pupilas rutilantes, bola de chamas, clarão vivo, boitatá, cobra de fogo. Ao mesmo tempo a alimentação farta deixou a boiguaçu muito fraca. Ela morreu e reapareceu nas matas serpenteando luminosa.
Quais são as duas maneiras de se livrar do boitatá?
Quem encontra a boitatá pode até ficar cego... Quando alguém topa com ela só tem dois meios de se livrar: ou ficar parado, muito quieto, de olhos fechados apertados e sem respirar, até ir-se ela embora, ou, se anda a cavalo, desenrodilhar o laço, fazer uma armada grande e atirar-lha em cima, e tocar a galope, trazendo ...
Qual é o personagem mais poderoso do folclore brasileiro?
Curupira Figura inconfundível do nosso folclore, o Curupira é um menino de corpo peludo, com um olho só no meio da testa, nariz pontudo e que tem os pés virados para trás. É o protetor das matas e das caças, e também o demônio da floresta, pois não perdoa quem desrespeita as forças da natureza.
Onde foi encontrado os primeiros relatos do Boitatá?
Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como “fogo que corre”.
Como também é conhecido o Saci?
O saci, também conhecido como saci-pererê, saci-cererê, matimpererê, matita perê, saci-saçurá e saci-trique, é um personagem bastante conhecido do folclore brasileiro.
Qual o personagem do folclore brasileiro que vive nos rios?
A iara é uma sereia apaixonante que vive nos rios e lagoas. A lenda desta personagem explica que ela aparece na superfície para enfeitiçar os pescadores, com sua beleza e com seu canto hipnotizante para traze-los até o fundo do rio. O Curupira é um conhecido por ser um corajoso protetor da mata e dos animais.