O que está por trás do vitimismo?

Índice

O que está por trás do vitimismo?

O que está por trás do vitimismo?

Na Psicologia, chamamos este fenômeno de VITIMISMO. Pessoas que vivenciam esta situação, geralmente, são dependentes emocionalmente, sentem-se incapazes de gerenciar a própria vida e não se responsabilizam pelos seus problemas.

Como age um Vitimista?

Uma pessoa que se vitimiza geralmente expressa muita negatividade e acredita que seus problemas são causados por mais alguém, além dela mesma. Ela tem certeza de que suas próprias ações não têm nada a ver com a solução de seus problemas, portanto fica totalmente desamparada.

O que é complexo de Vitimismo?

O vitimismo é uma doença da mente que, quando não tratada, pode piorar e até resultar em um quadro de transtorno paranoico. A pessoa que apresenta esse problema, costuma culpar os outros pelos seus erros, fracassos e tudo de ruim que acontece com ela.

Porque as pessoas se fazem de vítimas?

O primeiro passo é reconhecer que se comporta dessa forma e ter realmente vontade de agir de outra maneira. Muita gente passa a vida toda se vitimizando porque se sente confortável em conviver com os outros em uma posição de inferioridade.

Quem é a vítima do vitimismo?

Muitas vezes a vítima do vitimismo é aquele que deixa ceder às pressões amorosas ou armações premeditadas como aconteceu com Sansão. Essa pressão é o que chamamos de vitimismo manipulador, que parece inicialmente buscar atenção, cuidado e carinho, mas no final é algo perigoso, pois quer apenas se aproveitar da situação.

Por que os cristãos utilizam a cultura do vitimismo?

Muitos cristãos por carência afetiva, rejeição, vontade de chamar atenção, de não ser considerada culpado por seus delitos acabam se utilizando desse meio para conseguir a aprovação de muitos. O pior de tudo isso é que muitas vezes essa cultura do vitimismo se aproveita da mentira e da uma manipulação para se fazer de herói.

Como o vitimismo provoca essa sensação de impotência?

O vitimismo provoca esse tipo de sensação de impotência. Como resultado, sua vida fica estagnada. Se você fosse perguntar a uma “vítima” por que, eles iriam responder, te dando uma lista imensa com as razões (desculpas) pelas quais elas estão presas.

Por que você pergunta a uma vítima por que elas estão presas?

Se você fosse perguntar a uma “vítima” por que, eles iriam responder, te dando uma lista imensa com as razões (desculpas) pelas quais elas estão presas. O verdadeiro ponto aqui é que a vítima não costuma dizer o que ela planeja fazer sobre a sua falta de progresso na vida.

Postagens relacionadas: