O que pode causar a trombocitopenia?
Índice
- O que pode causar a trombocitopenia?
- O que pode causar agregação plaquetária?
- O que acontece se as plaquetas baixaram muito?
- O que significa a palavra trombocitopenia?
- Quais são os mecanismos fisiopatológicos causadores de trombocitopenia?
- O que significa intensa agregação plaquetária?
- Quais são os fatores desencadeantes da trombocitose?
- Quais são as causas da trombocitose?
- Qual o tratamento para a trombocitose reativa?
- Quais são os tipos de tromboses?

O que pode causar a trombocitopenia?
A trombocitopenia ocorre quando a medula óssea produz quantidades insuficientes de plaquetas ou quando plaquetas demais são destruídas ou se acumulam dentro do baço aumentado. Podem ocorrer hemorragias na pele e hematomas. Os médicos utilizam exames de sangue para estabelecer o diagnóstico e determinar a causa.
O que pode causar agregação plaquetária?
A agregação plaquetária ocorre devido à formação de pontes de fibrinogênio, pois este se liga ao receptor na membrana plaquetária, GP IIb/IIIa, que na presença do Ca++ forma um complexo estável na superfície das plaquetas ativadas.
O que acontece se as plaquetas baixaram muito?
A trombocitopenia, ou plaquetopenia, corresponde à diminuição do número de plaquetas no sangue, situação que prejudica a coagulação, e pode causar sintomas como manchas roxas ou avermelhadas na pele, sangramento nas gengivas ou pelo nariz, e urina avermelhada, por exemplo.
O que significa a palavra trombocitopenia?
A trombocitopenia imune primária (PTI) também conhecida como púrpura trombocitopênica idiopática é uma doença que se caracteriza por baixas contagens de plaquetas (trombocitopenia). As plaquetas ou trombócitos são células do sangue produzidas na medula óssea, responsáveis por iniciar o processo de coagulação sanguínea.
Quais são os mecanismos fisiopatológicos causadores de trombocitopenia?
Os principais mecanismos fisiopatológicos da trombocitopenia incluem diminuição da produção de plaquetas na medula óssea; destruição de plaquetas periférica por anticorpos; consumo por trombos; diluição pela reanimação com líquidos ou transfusão maciça; e sequestro de plaquetas no baço em indivíduos com hipertensão ...
O que significa intensa agregação plaquetária?
Algumas condições podem produzir aumento da agregação plaquetária, quais sejam, quadros de hipercoagulabilidade que indicam um risco de acidente vascular cerebral, trombose venosa profunda e outras condições associadas com a formação de coágulo.
Quais são os fatores desencadeantes da trombocitose?
Os fatores desencadeantes da trombocitose são: Trombocitose primária: causada por proliferação neoplasia na medula óssea. Ex: mielofibrose, leucemia plaquetária, leucemia megacarioblástica.
Quais são as causas da trombocitose?
Os fatores desencadeantes da trombocitose são: Trombocitose primária: causada por proliferação neoplasia na medula óssea. Ex: mielofibrose, leucemiaplaquetária, leucemia megacarioblástica. Trombocitose secundária (reativa): resultada da estimulação da medula óssea.
Qual o tratamento para a trombocitose reativa?
Habitualmente não é realizado o tratamento para a trombocitose reativa. Contudo, deve-se tomar cuidado para a possibilidade de surgir doenças resultantes dela, como hipertensão, problemas esplênicos, insuficiência cardíaca e falência renal.
Quais são os tipos de tromboses?
19 Tromboses: Formações de trombos no interior de um vaso sanguíneo. Podem ser venosas ou arteriais e produzem diferentes sintomas segundo os territórios afetados. A trombose de uma artéria coronariana pode produzir um infarto do miocárdio.