O que é a cordialidade?

Índice

O que é a cordialidade?

O que é a cordialidade?

substantivo feminino Qualidade de cordial, do que é afetuoso, amável; afabilidade. Ato de expressar carinho, afeto e amizade; familiaridade: trataram-na com excesso de cordialidade.

O quê Buarque de Holanda quis dizer ao definir o brasileiro como homem cordial?

O homem cordial seria a contribuição brasileira para a humanidade, na perspectiva de Sérgio Buarque. Tinha como virtudes a hospitalidade, a generosidade e a expansividade emocional, características e legado da vida rural e colonial brasileira.

O que significa dizer que o brasileiro é cordial?

Em algumas revisões da obra, o sociólogo fez questão de colocar em diversas notas de rodapé que quando afirma “cordialidade” significava agir com o coração, ou seja, de maneira emotiva. Logo, o brasileiro seria aquele que prioriza os laços emotivos frente à razão.

Quais são as principais características do homem cordial?

Em linhas gerais, o homem cordial seria o retrato mais fiel do brasileiro. Ele seria de origem patriarcal (o pai como detentor de direito de vida e morte sobre todos), de herança rural; um homem dominado pelo coração, ou seja, muito afável por um lado, mas, por outro, também muito impulsivo e por vezes até violento.

Qual a principal obra de Sérgio Buarque de Holanda?

Raízes do Brasil A primeira obra é também a principal e mais conhecida: Raízes do Brasil, lançada em 1936, sendo a primeira da coleção Documentos Brasileiros, dirigida por Gilberto Freyre. Em 1959, trouxe a público sua segunda obra mais importante: Visão do Paraíso: Os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil.

O que é cordialidade exemplo?

O conceito refere-se à qualidade ou característica de cordial: carinhoso, afetivo. Por exemplo: “Depois do encontro, voltou a cordialidade entre o governo e a oposição”, “O presidente recebeu com cordialidade todos os governadores”, “Não somos inimigos, mas rivais no campo de jogo: sempre houve cordialidade entre nós”.

Qual a principal ideia envolve o conceito de homem cordial?

O homem cordial, segundo Sérgio Buarque, precisa expandir o seu ser na vida social, precisa estender-se na coletividade – não suporta o peso da individualidade, precisa “viver nos outros”. Essa necessidade de apropriação afetiva do outro pode ser notada, a título de exemplo, até em expressões linguísticas.

Postagens relacionadas: