Quando é porque são propostos os embargos de declaração?

Índice

Quando é porque são propostos os embargos de declaração?

Quando é porque são propostos os embargos de declaração?

Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade ou eliminar contradição; II - suprir omissão de ponto ou questão sobre o qual devia se pronunciar o juiz de ofício ou a requerimento; III - corrigir erro material.

Quem decide embargos de declaração?

Competência para o julgamento: É competente o próprio juiz quando os embargos impugnam decisão dele. É competente o relator para julgar os embargos de suas decisões. Por último, compete ao órgão colegiado prolator do acordão e julgar os respectivos embargos.

Quando manifestamente protelatórios os embargos de declaração?

No entanto, quando manifestamente protelatórios os embargos de declaração, o juiz ou o tribunal, em decisão fundamentada, condenará o embargante a pagar ao embargado multa não excedente a dois por cento sobre o valor atualizado da causa.

Quais os efeitos dos embargos de declaração?

O objetivo dos embargos de declaração é o esclarecimento, complemento ou correção material da decisão. ... Por isso, é comum dizer-se que os embargos de declaração não podem ter efeito modificativo da decisão impugnada (o chamado efeito ou caráter "infringente").

Qual a natureza dos embargos de declaração?

Apesar de haver uma discussão acerca de sua natureza – se são ou não recursos -, o Novo CPC introduz os embargos de declaração no rol de possibilidade recursais. Por outro lado, também, traz algumas modificações significativas em relação às suas hipóteses e disposições.

Por que os embargos podem ser usados?

A lei determina que os embargos declaratórios não podem ser usados e, se isto acontecer, existe a previsão de aplicação de multa de até 2% do valor atualizado da causa. Se a hipótese acontecer mais de uma vez, a multa pode chegar até 10% do valor da causa.

Quando os embargos de declaração são cabíveis?

Os embargos de declaração cabem quando uma decisão em um processo não é clara ou deixa dúvidas quanto a algo que foi decidido. Podem ser usados pelas partes para pedir um esclarecimento sobre algum aspecto da decisão. De acordo com o novo Código de Processo Civil (lei nº 13.105/15), os embargos de declaração são cabíveis nessas situações:

Será que os embargos de Declaração estão incluídos no Novo Código de Processo Civil?

Segundo o Novo Código de Processo Civil, sim, uma vez que estão incluídos no rol de recursos no Novo CPC, em seu art. 994. Apesar disso, esta não é uma inovação. De fato, os embargos de declaração já estavam incluídos entre os recursos desde o Código anterior, em seu art. 496, inciso IV. Art. 994.

Postagens relacionadas: