Como é feito o exame dos rins?
Como é feito o exame dos rins?
Exames para detectar pedra nos rins
- Exame de sangue. É utilizado para avaliar se os rins estão funcionando corretamente a partir de parâmetros como ácido úrico, cálcio, ureia e creatinina. ...
- Teste de urina. ...
- Ultrassom dos rins. ...
- Tomografia Computadorizada.
Qual exame que detecta problemas nos rins?
A maneira mais eficaz para identificar precocemente as doenças renais é por meio de exames de sangue e urina. A dosagem da creatinina sanguínea permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins.
Como é avaliada a função renal?
No sangue, a função renal é avaliada pelo doseamento da ureia e da creatinina que se acumulam quando os rins não funcionam corretamente. A ureia é um produto do metabolismo proteico que depende em parte da alimentação.
Quais são as alterações da função renal?
As alterações da função renal também se podem expressar por alteração de alguns iões como o potássio, o cálcio ou o fósforo, que não sendo tóxicos, podem, quando os seus níveis não estão regulados, ser lesivos por desregularem o equilíbrio fisiológico do nosso corpo.
Como fazer o tratamento da insuficiência renal?
Saiba mais sobre o tratamento da insuficiência renal. Em casos mais graves, como na insuficiência renal crônica, pode ser necessário realizar transplante de rim ou fazer hemodiálise, que é um procedimento que tem como objetivo filtrar o sangue, retirando todas as impurezas que os rins não conseguem filtrar.
Qual a origem da doença renal crônica?
INTRODUÇÃO A doença renal crônica (DRC) consiste em uma com- plicação comum do diabetes mellitus e da hipertensão, os quais consistem nos principais fatores de risco para o seu desenvolvimento, e está associada com elevadas ta- xas de morbidade e mortalidade.