Como se mede a taxa de inflação no Brasil?

Índice

Como se mede a taxa de inflação no Brasil?

Como se mede a taxa de inflação no Brasil?

Ela é calculada pelos índices de preços, comumente chamados de índices de inflação. O IBGE produz dois dos mais importantes índices de preços: o IPCA, considerado o oficial pelo governo federal, e o INPC.

Qual é o índice que mede a inflação?

INPC. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) também é medido pelo IBGE. A sua principal diferença em relação ao IPCA é que ele mede uma faixa salarial mais baixa (até 5 salários mínimos, diante dos 40 salários mínimos do IPCA).

Como ajustar Preços pela inflação?

A atualização é obtida multiplicando-se o valor a ser corrigido (ou 1 se não informado) pelo fator acumulado do índice de referência (Ex.: produtório dos índices mensais de IPCA/100+1).

Por que medir a inflação?

Por que medir a inflação? Devido ao nosso passado, no Brasil todos seguimos atentamente a evolução dos mais variados níveis de preços. Quando ocorre um aumento generalizado dos preços, é o evento chamado na ciência econômica de inflação. Uma queda geral do nível de preços é conhecida como deflação.

Por que a inflação influencia nos preços?

Isso porque, além de medir a variação de preços que já ocorreram, a inflação também influencia nos valores que serão cobrados no futuro. Se todos os preços aumentassem de maneira uniforme (produtos, serviços, salários, matéria-prima, entre outros) não haveria problemas.

Como podemos caracterizar a inflação?

Do mesmo modo, se há um aumento de todos os preços em um mês, mas volta à estabilidade em seguida, também não podemos caracterizar como inflação. Só é inflação se o aumento for geral e duradouro. Sabemos que esse não é um assunto muito fácil, por isso, vamos dividir este artigo em vários tópicos e detalhar todas as informações em cada um deles.

Quais são os índices inflacionários?

Os índices inflacionários são calculados por meio da variação dos preços de um período para outro. No Brasil há diversos índices de inflação. Os diferentes índices utilizam em seus cálculos faixas de renda diferentes, regiões diferentes, itens diferentes e até períodos diferentes.

Postagens relacionadas: