O que determina a inflação?
O que determina a inflação?
Inflação é o aumento dos preços de bens e serviços. Ela implica diminuição do poder de compra da moeda. A inflação é medida pelos índices de preços. O Brasil tem vários índices de preços.
Por que existem diferentes taxas de inflação?
Cada índice aponta uma inflação “diferente”: isso acontece porque a alta de preços não atinge todo mundo da mesma forma. Há vários índices que mostram o quanto os preços sobem ou descem em determinados períodos. ... Isso contribuiu também para tornar mais segura a medição, já que há fontes diferentes calculando a inflação.
Qual a fórmula da taxa inflacionária?
Se você estiver realizando uma pesquisa histórica (por exemplo, examinando a inflação antes e depois do Plano Real), pode ser muito útil obter dados de dois ou três anos diferentes, o que possibilitará a você considerar picos inflacionários que poderiam interferir na tendência econômica de seus estudos. Aprenda a fórmula da taxa inflacionária.
Qual a taxa de inflação no Brasil?
Dependendo do parâmetro e da periodicidade, a taxa de inflação calculada será diferente. Oficialmente, a inflação no Brasil é determinada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tendo como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Por que medir a inflação?
Por que medir a inflação? Devido ao nosso passado, no Brasil todos seguimos atentamente a evolução dos mais variados níveis de preços. Quando ocorre um aumento generalizado dos preços, é o evento chamado na ciência econômica de inflação. Uma queda geral do nível de preços é conhecida como deflação.
Por que a inflação é calculada?
Por fim, a inflação é calculada por meio da variação dos preços de um período para outro. Se houver uma diferença muito grande em relação ao mês anterior, seja para baixo, seja para cima, os técnicos voltam aos números para checá-los novamente. E qual é a relação disso tudo com a sua vida?