Como se limpa uma ferida contaminada?
Índice
- Como se limpa uma ferida contaminada?
- Como deve ser feita a limpeza das feridas?
- O que é ferida suja?
- Como fazer um curativo estéril?
- O que são feridas infectadas?
- Quais os cuidados de enfermagem com feridas?
- Como limpar a ferida?
- Como limpar a região do ferimento?
- Como fazer a limpeza da ferida aberta?
- Quais são as feridas limpas?
Como se limpa uma ferida contaminada?
Deve-se remover as crostas e os detritos com cuidado; lavar a ferida com soro fisiológico em jato, ou com PVPI aquoso (em feridas infectadas, quando houver sujidade e no local de inserção dos cateteres centrais); por fim fixar o curativo com atadura ou esparadrapo.
Como deve ser feita a limpeza das feridas?
Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico. Não seque o leito da ferida.
O que é ferida suja?
Feridas infectadas ou sujas são aquelas nas quais os microorganismos já estavam presentes antes da lesão.
Como fazer um curativo estéril?
Simples. Um dos principais curativos é o do tipo simples. Trata-se de um procedimento em que é feito o fechamento da ferida por meio de gaze estéril na área da lesão, fixando somente nas bordas. Além disso, é possível que haja a drenagem de secreções, sendo que o curativo, geralmente, é realizado apenas uma vez ao dia.
O que são feridas infectadas?
Feridas infectadas são as feridas que sofrem a invasão de microorganismos patogênicos que causam Infecção.
Quais os cuidados de enfermagem com feridas?
Quais são os aspectos a serem considerados na realização do curativo?
- Lavagem das mãos antes e depois do procedimento;
- Comunicar ao paciente o procedimento que será realizado e explicar o tratamento em curso;
- A limpeza da ferida deve ser feita com soro fisiológico 0,9%;
- Avaliar se a técnica deve ser estéril ou limpa;
Como limpar a ferida?
Exceto quando estiver limpando a ferida, nunca toque nela. Se o médico recomendar, mergulhe o local afetado em uma solução salina. Quando o médico aconselhar que isso seja feito algumas vezes por dia, obedeça; do contrário, remova o curativo e mergulhe a lesão infeccionada em um recipiente com solução salina quente durante 20 minutos.
Como limpar a região do ferimento?
Depois de limpar a região e passar pomada, pegue uma toalha limpa e seque a região ao redor do ferimento, de forma que seja possível prender bem as bandagens. Assim, você acelera a cicatrização e não deixa que a contaminação se espalhe. Evite usar um curativo que grude nos machucados e dê preferência a bandagens estéreis em vez de gaze.
Como fazer a limpeza da ferida aberta?
- Limpeza da ferida aberta (causa cirúrgica: deiscência/causas não cirúrgicas: feridas agudas (abrasões); feridas crônicas (pé diabético; úlcera por pressão; úlcera venosa entre outras) - recomenda a utilização da solução fisiológica (SF 0.9%), a 37° C, sob pressão, utilizando seringa de 20 mL e agulha 40 X 12 (4-15PSI).
Quais são as feridas limpas?
Feridas limpas são aquelas que não apresentam inflamação e em que não são atingidos os tratos respiratório, digestivo, genital ou urinário. Feridas limpas-contaminadas são aquelas nas quais os tratos respiratório, alimentar ou urinário são atingidos, porém em condições controladas.