Como deve ser feita a mensuração de uma ferida?

Índice

Como deve ser feita a mensuração de uma ferida?

Como deve ser feita a mensuração de uma ferida?

A mensuração da profundidade da lesão pode ser obtida introduzindo uma espátula estéril ou seringa de insulina sem agulha no ponto mais profundo da ferida. Na altura da borda da ferida mais próxima ao local onde está inserida a seringa, marca-se o ponto correspondente à altura, na espátula ou seringa.

Como medir a lesão?

Para medir a lesão deve-se utilizar régua limpa e descartável, medindo o maior comprimento cefalocaudal e a maior largura perpendicular (90°) ao comprimento. Medir a profundidade com instrumento estéril de ponta romba. O registro fotográfico da lesão é útil para avaliar a evolução do processo de cicatrização da ferida.

Quais são os tipos de ferida?

Tipos de feridas

  • Feridas agudas.
  • Agentes causais.
  • Grau de contaminação.
  • Feridas crônicas.
  • Feridas superficiais.
  • Feridas profundas.
  • Feridas simples.
  • Feridas complexas.

Como fazer os tratamentos na ferida?

Antes de fazer os tratamentos, lave bem as mãos e evite tocar com os dedos na ferida. Retire objectos ou roupa que a obstruam. Se estiver a sangrar muito, pressione suavemente a zona afectada com uma compressa ou um pano limpo.

Qual a causa de uma ferida?

Uma ferida é uma interrupção na continuidade de um tecido corpóreo. Tal interrupção pode ser provocada por algum trauma, ou ainda ser desencadeada por uma afecção que acione as defesas do organismo.

Como medir a largura da ferida?

Para realizar a mensuração do comprimento e largura da ferida, o paciente deve ser colocado em uma posição neutra que permita medir o tamanho da ferida e essa posição deve ser padronizada, tendo em vista que os tecidos moles podem se deformar ou movimentar, dependendo da posição do paciente, gerando medições maiores ou menores.

Quando deve ser removido a ferida?

Nos primeiros dias, a ferida não deve ser molhada para não atrasar o início da cicatrização nem promover as condições ideais para uma proliferação bacteriana. Os pontos de sutura aplicados na pele devem ser removidos após 5-10 dias, dependendo da idade da criança e da extensão da ferida.

Postagens relacionadas: