Como se organiza a informação em um texto que apresenta leis qual seria a razão de ser organizada dessa maneira?
Índice
- Como se organiza a informação em um texto que apresenta leis qual seria a razão de ser organizada dessa maneira?
- Como interpretar a lei?
- Como se escreve a palavra inciso?
- Como se divide uma lei?
- Quais são os exemplos de textos informativos?
- Quem é o autor dos textos informativos?
- Qual a diferença entre o texto informativo e o texto expositivo?
- Quais são as normatizações dos textos legais?
Como se organiza a informação em um texto que apresenta leis qual seria a razão de ser organizada dessa maneira?
Resposta: É organizado através de artigos, incisos e parágrafos.
Como interpretar a lei?
Para interpretar uma lei torna-se imprescindível compreender como ela foi escrita. Da mesma forma que ler um poema de Augusto dos Anjos é tarefa bem diversa do que declamá-lo, ler uma lei é bem diferente de interpretá-la. Vamos, pois, estabelecer alguns parâmetros destas técnicas de redação e interpretação legislativa.
Como se escreve a palavra inciso?
É identificado pelo símbolo § ou §§, no plural. Inciso – É usado como elemento discriminativo do caput de um artigo ou de um parágrafo. Os incisos podem se desdobrar em alíneas. Alínea – É o desdobramento dos incisos.
Como se divide uma lei?
Nas leis mais extensas, as normas podem ser divididas em blocos de artigos, denominados Partes, Livros, Títulos, Capítulos, Seções e Subseções. Exemplo de lei que adota essa divisão é o Código Civil (Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002).
Quais são os exemplos de textos informativos?
Veículos de informação tais como jornais, revistas e entrevistas são os exemplos mais notórios de textos informativos. Além deles, os livros didáticos, as enciclopédias e os verbetes de dicionários são outros exemplos.
Quem é o autor dos textos informativos?
O autor dos textos informativos é um transmissor que se preocupa em relatar informações da maneira mais objetiva e verossímil. No caso das notícias, por exemplo, o escritor está encarregado de transmitir a informação para os receptores leitores da maneira objetiva e alheia a ele.
Qual a diferença entre o texto informativo e o texto expositivo?
Em muitos casos, não existe diferença entre um texto informativo e um texto expositivo. Isso porque a informação também é um dos seus principais recursos linguísticos de um texto expositivo. À informação se juntam, ainda, conceituação, definição, descrição, comparação e enumeração.
Quais são as normatizações dos textos legais?
Os conceitos abaixo estão descritos de forma bem simplificada, apenas para facilitar o estudo daqueles que estão iniciando. Quem quiser informações mais detalhadas poderá conseguir nas seguintes textos: Lei Complementar 95/98, Lei Complementar 107/2001 e Decreto 4.176/2002, que trazem as normatizações dos textos legais.