Como é organizado o sistema nervoso de um molusco?
Índice
- Como é organizado o sistema nervoso de um molusco?
- Qual a estrutura do corpo dos nematóides?
- Como é o sistema excretor das planárias e dos Nematelmintos?
- Quais são os nematódeos?
- Qual é o mais primitivo tipo de sistema nervoso?
- Como funciona o sistema nervoso de estrela-do-mar?
- Como funciona o sistema nervoso periférico?
Como é organizado o sistema nervoso de um molusco?
Os moluscos possuem um sistema nervoso bem desenvolvido, apresentando um plano fundamental que consiste em um anel nervoso em volta do esôfago de onde partem cordões nervosos. Os moluscos contam também com um sistema sensorial bastante eficiente, sendo observadas estruturas como olhos e tentáculos.
Qual a estrutura do corpo dos nematóides?
Os nematelmintos possuem corpo cilíndrico e bem alongado, com simetria bilateral, podendo dividir seu corpo em duas partes iguais e apresentando duas regiões (região posterior e anterior).
Como é o sistema excretor das planárias e dos Nematelmintos?
O sistema excretor dos platelmintos apresenta-se com protonefrídias, que possuem células terminais multiciliadas chamadas de células-flama (ou solenócitos), responsáveis pela eliminação do excesso de água e os resíduos metabólicos para o exterior do organismo, por meio de um sistema de canais.
Quais são os nematódeos?
Nematelmintos ou nematódeos ( filo Nematoda ) são vermes cilíndricos, não segmentados, que incluem várias formas de parasitas, como as lombrigas ou Ascaris e os ...
Qual é o mais primitivo tipo de sistema nervoso?
Trata-se do mais primitivo tipo de sistema nervoso, denominado Sistema Nervoso Difuso.
Como funciona o sistema nervoso de estrela-do-mar?
Os poríferos são majoritariamente assimétricos, sendo alguns de simetria radial. Nos Equinodermos, que possuem simetria radial como os Cnidários, o sistema nervoso organiza-se na forma de um anel nervoso central do qual se ramificam cordões nervoso radiais. Sistema nervoso de estrela-do-mar:
Como funciona o sistema nervoso periférico?
Os nervos espinais transportam os impulsos para e da medula espinal. Os nervos cranianos transportam os impulsos para e do encéfalo. Estes nervos periféricos permitem a comunicação ligando todas as partes do corpo ao sistema nervoso central. No sistema nervoso periférico consideramos duas divisões.