Como se originam as rochas metamórficas de dois exemplos?

Índice

Como se originam as rochas metamórficas de dois exemplos?

Como se originam as rochas metamórficas de dois exemplos?

Os principais exemplos de rochas metamórficas são: o gnaisse, formado a partir do granito (rocha ígnea); a ardósia, formada a partir do xisto (rocha metamórfica), e o mármore, formado a partir do calcário (rocha sedimentar).

Qual a classificação das rochas metamórficas?

As rochas metamórficas são classificadas de acordo com critérios texturais e mineralógicos. Podem dividir-se em rochas foliadas (como o xisto e o gnaisse) e não foliadas (como o mármore ).

Como Usar rocha metamórfica na construção civil?

Por Amarolina Ribeiro. Graduada em Geografia. As rochas metamórficas, como o gnaisse, a ardósia e o mármore, são muito utilizadas na construção civil.

Quais são as transformações das rochas?

Suas transformações estão relacionadas à ação combinada da temperatura, pressão litosférica e pressão dirigida sendo aplicadas durante milhões de anos. As rochas são fortemente dobradas e falhadas, sofrem recristalização, apresentando estrutura foliada. São exemplos: ardósias, xistos, gnaisses e anfibolitos.

Qual a origem das Pedras metamórficas?

Gneiss – é o resultado da deformação de sedimentos de granitos ou arcósicos. Rochas metamórficas não foliadas são pedras onde os grãos dos minerais não apresentam uma orientação preferencial distinguível, são formadas em torno de intrusões ígneas onde as temperaturas são altas, mas as pressões são relativamente baixas e iguais em todas as direções.

Postagens relacionadas: