O que é e como se origina o etnocentrismo?
Índice
- O que é e como se origina o etnocentrismo?
- Qual é a origem do etnocentrismo?
- Quando surge o relativismo cultural?
- Como o etnocentrismo se manifestou na história do Brasil?
- Quem inventou o relativismo cultural?
- Como compreender o etnocentrismo?
- Quais são os exemplos do etnocentrismo na história?
- Qual o extremo oposto do etnocentrismo?
- Qual o exemplo de etnocentrismo nas Américas?
O que é e como se origina o etnocentrismo?
O etnocentrismo é a visão preconceituosa e unilateralmente formada sobre outros povos, culturas, religiões e etnias. Esse conceito refere-se, portanto, ao hábito de julgar inferior uma cultura diferente da sua própria cultura, considerando absurdo tudo que dela deriva e considerando a sua como a única correta.
Qual é a origem do etnocentrismo?
O termo é formado pela justaposição da palavra de origem grega "ethnos" que significa "nação, tribo ou pessoas que vivem juntas" e centrismo que indica o centro. Um indivíduo etnocêntrico considera as normas e valores da sua própria cultura melhores do que as das outras culturas.
Quando surge o relativismo cultural?
O Relativismo Cultural busca entender os valores culturais de uma sociedade a partir dos padrões vigentes neste grupo social. No final do século XIX, a fim de rechaçar o etnocentrismo e o positivismo, a ideia de relativismo cultural ganhou força, através das obras de Franz Boas (1858-1942). ...
Como o etnocentrismo se manifestou na história do Brasil?
A catequização dos índios pelos jesuítas é um caso de etnocentrismo. A própria história do Brasil é contada como se nada existisse antes da chegada dos portugueses, ignorando também a história do continente africano. ... Mas, comportaram-se ao rés da história com práticas que levaram à destruição das culturas nativas.
Quem inventou o relativismo cultural?
A perspectiva expressa na ideia de relativismo cultural tem como origem o pensamento do antropólogo Franz Boas.
Como compreender o etnocentrismo?
Autores. Para compreender melhor o etnocentrismo, dois livros introdutórios e de leitura fácil são obrigatórios: O que é etnocentrismo (Coleção Primeiros Passos), de Everardo Rocha, e Relativizando - uma introdução à antropologia social, do antropólogo, professor e escritor brasileiro Roberto da Matta.
Quais são os exemplos do etnocentrismo na história?
Exemplos do Etnocentrismo na História. Foi assim, por exemplo, durante os Descobrimentos, quando a cristandade declarou sua missão sagrada de levar a fé pela ação dos missionários e conquistadores. Posteriormente, o Iluminismo irá afirmar o triunfo da razão e será a medida de todo progresso que justificou o colonialismo ocidental.
Qual o extremo oposto do etnocentrismo?
O extremo oposto do etnocentrismo é o relativismo cultural, que tende a olhar com extrema noção de alteridade para as diferenças e peculiaridades das outras culturas e reconhecê-las como sendo tão legítimas quanto a sua própria.
Qual o exemplo de etnocentrismo nas Américas?
Outro exemplo de etnocentrismo foi a colonização europeia nas Américas. Ao chegarem em território americano, os europeus se depararam com povos de hábitos e culturas completamente diferentes. Os europeus julgavam-se superiores aos povos originários e impuseram os seus costumes, tradições e religião.