Qual é a origem da crônica?
Qual é a origem da crônica?
A palavra “ crônica”, em sua origem, está associada à palavra grega “khrónos”, que significa tempo. ... No latim existia a palavra “chronica”, para designar o gênero que fazia o registro dos acontecimentos históricos, verídicos, numa seqüência cronológica, sem um aprofundamento ou interpretação dos fatos.
Como a crônica pode ser classificada?
Apesar de ter em comum o tom crítico com a intenção de causar uma reflexão no leitor sobre o assunto abordado, a crônica pode ser classificada em: descritiva, narrativa, dissertativa, narrativo-descritiva, humorística, lírica, jornalística e histórica.
Como saber se o texto é uma crônica?
A crônica é um gênero textual curto escrito em prosa, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc. Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.
Quais são os três tipos de crônica?
Quais são os tipos de crônicas?
- Crônica descritiva. A crônica descritiva é tipificada pela descrição dos elementos na narrativa. ...
- Crônica narrativa. ...
- Crônica dissertativa. ...
- Crônica humorística. ...
- Crônica lírica. ...
- Crônica poética. ...
- Crônica narrativo-descritiva. ...
- Crônica jornalística.
Qual a origem da palavra crônica?
A palavra crônica se origina do latim Chronica e do grego Khrónos (tempo). O significado principal neste tipo de texto é precisamente o conceito de tempo, ou seja, é o relato de um ou mais acontecimentos em um determinado período.
Como fazer uma crônica?
Este é o passo a passo resumido para fazer uma crônica: 1 Leia outras crônicas para se inspirar 2 Defina um fato cotidiano sobre o qual você vai falar 3 Use uma linguagem simples 4 Use poucos personagens 5 Seja curto, não escreva muitas páginas 6 Revise sua crônica More ...
Quais são os exemplos de crônicas?
Exemplos de crônicas 1 Crônica de Machado de Assis (Gazeta de Notícias, 1889) Quem nunca invejou, não sabe o que é padecer. Eu sou uma lástima. ... 2 A sensível (Clarice Lispector) Foi então que ela atravessou uma crise que nada parecia ter a ver com sua vida: uma crise de profunda piedade. ... 3 O amor e a morte (Carlos Heitor Cony)
Qual a melhor forma de crônica?
Existem duas formas de crônica: a crônica narrativa, relatando fatos do cotidiano, com personagens, enredo, etc. e a crônica jornalística, uma forma mais moderna, que não narra e sim disserta, defende ou mostra um ponto de vista diferente do que a maioria enxerga.