Como se organizava a vida social e política em Creta?
Índice
- Como se organizava a vida social e política em Creta?
- Como se organizava a vida social política na Mesopotâmia?
- Qual a organização política social e económica dos cretenses?
- Como se organizavam as cidades da Mesopotâmia?
- Qual a principal mudança na sociedade da Mesopotâmia?
- Quando começou a história da Creta?
- Quando foi descoberta a civilização Creta?
- Qual a melhor altura para visitar Creta?
- Como funcionavam os palácios de Creta?
Como se organizava a vida social e política em Creta?
A civilização cretense (ou minoica), que foi antepassada da civilização dos gregos, era marcada por um modelo religioso politeísta, pelo predomínio do comércio como principal atividade econômica (em detrimento da agricultura, por exemplo) e pela centralização política na figura das monarquias tradicionais.
Como se organizava a vida social política na Mesopotâmia?
A organização política da Mesopotâmia tinha um soberano divinizado, assessorado por burocratas- sacerdotes, que administravam a distribuição de terras, o sistema de irrigação e as obras hidráulicas.
Qual a organização política social e económica dos cretenses?
Os cretenses importavam e exportavam itens de diversos locais, como Chipre, Egito, Grécia Continental etc. Esse domínio sobre o mar fez com que Creta formasse uma talassocracia, forma de governo no qual o poder depende do domínio do mar. As evidências históricas sugerem que esse poder era exercido por um rei.
Como se organizavam as cidades da Mesopotâmia?
Os babilônios notabilizaram-se, por exemplo, pelo desenvolvimento de um sistema de código jurídico elaborado pelo rei Hamurabi, conhecido como Código de Hamurabi. De forma geral, as cidades-estado da Mesopotâmia possuíam um rei que era também chefe militar e sacerdote religioso.
Qual a principal mudança na sociedade da Mesopotâmia?
O comércio foi uma figura importante na sociedade mesopotâmica, e o fortalecimento do grupo mercantil provocou mudanças significativas, que acabaram por influenciar na desagregação da forma de produção templário-palaciana dominante na Mesopotâmia.
Quando começou a história da Creta?
Creta constitui um mundo diferente em comparação com outras partes da Grécia, com suas próprias tradições, personalidade e seu próprio dialeto grego. A história conhecida da ilha começa por volta de 6000 a.C., quando esta é ocupada pela primeira vez.
Quando foi descoberta a civilização Creta?
Essa civilização só foi descoberta por meio de escavações arqueológicas realizadas em Creta no começo do século XX, dando início a uma série de estudos sobre ela, que tinha no comércio marítimo o seu principal modo de sustento. Os cretenses começaram a desenvolver-se a partir de 3000 a.C., no entanto, seu auge deu-se de 2000 a.C. a 1500 a.C.
Qual a melhor altura para visitar Creta?
Divide-se em quatro concelhos, sendo eles Rethymnon, Chania, Lasithi e a capital Heraklion. A melhor altura para visitar Creta é durante a primavera pelas excelentes condições climatéricas que permitem desfrutar de temperaturas moderadas e um ambiente tranquilo, sem excesso de turismo.
Como funcionavam os palácios de Creta?
As quatro construções localizavam-se em Cnossos, Mália, Cato Zacro e Festo, e ao redor delas, desenvolviam-se as cidades cretenses. Os palácios, além de administrarem as terras, centralizavam as ações comerciais, serviam de centros religiosos e reuniam recursos importantes para Creta.