Quais os componentes do escoamento superficial como um todo?

Índice

Quais os componentes do escoamento superficial como um todo?

Quais os componentes do escoamento superficial como um todo?

O escoamento superficial abrange desde o excesso de precipitação que ocorre logo após uma chuva intensa e se desloca livremente pela superfície do terreno, até o escoamento de um rio, que pode ser alimentado tanto pelo excesso de precipitação como pelas águas subterrâneas.

Quais os fatores que influenciam no escoamento superficial?

Diversos autores (BERTOL et al., 1989; SILVA et al., 2001; TUCCI, 2002) descrevem os fatores que influenciam o escoamento superficial, como fatores climáticos (intensidade da chuva, duração da chuva, chuva antecedente) e fatores fisiográficos (área da bacia, forma da bacia, permeabilidade do solo, topografia).

Como ocorre o escoamento subsuperficial ou subterrâneo?

Escoamento subsuperficial: é o fluxo que se dá logo abaixo da superfície, na altura das raízes dalogo abaixo da superfície, na altura das raízes da vegetação.

Quais as fases do hidrograma de vazões?

O ciclo do escoamento pode ser descrito em três fases: na primeira fase o solo está seco e as reservas de água estão baixas; na fase seguinte, iniciada a precipitação, ocorrem interceptação, infiltração e escoamento superficial; na última fase o sistema volta a seu estado normal, após a precipitação.

Como ocorre o processo de escoamento superficial da água?

Escorrência superficial ou escoamento superficial é a terminologia usada em hidrologia que define o fluxo de água que ocorre na superfície do solo quando este se encontra saturado de umidade. ... Quando a chuva atinge a superfície terrestre parte da água se infiltra no solo e a quantidade de excedente escoa na superfície.

Quais os métodos de estimativa do escoamento superficial?

Os métodos de estimativa do escoamento superficial podem ser divididos em quatro grupos: Medição do Nível de Água (mais preciso; requer vários postos fluviométricos); Modelo Chuva-Vazão; Fórmulas Empíricas (baixa precisão).

Como varia o escoamento superficial da água?

O volume de água decorrente do escoamento superficial depende de fatores de natureza geológica, climática e fisiográfica da região (PENMAN, 1963), tais como: a área da bacia hidrográfica, a existência de declividades acentuadas e depressões retentoras de água, o tipo e o teor de água do solo, a cobertura vegetal e a ...

Qual a influência da área da bacia?

Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva 96 Dentre os fatores fisiográficos os mais importantes são a área, a forma, a permeabilidade e a capacidade de infiltração, e a topografia da bacia. A influência da área é clara, pois sua extensão está relacionada à maior ou menor quantidade de água que ela pode captar.

Qual o tempo necessário para que isso aconteça a partir da chuva?

O tempo necessário para que isso aconteça, medida a partir do inicio da chuva, é denominado tempo de concentração.

Quais são as vazões de uma bacia?

Prof. Daniel Fonseca de Carvalho e Prof. Leonardo Duarte Batista da Silva 97 É comum ter-se como dados que caracterizam uma bacia, as vazões máximas, médias, mínimas, Q7-10, Q95%, em intervalos de tempo tais como hora, dia mês e ano.

Quais os fatores que influenciam no escoamento superficial?

O escoamento superficial abrange desde o excesso de precipitação que ocorre logo após uma chuva intensa e se desloca livremente pela superfície do terreno, até o escoamento de um rio, que pode ser alimentado tanto pelo excesso de precipitação como pelas águas subterrâneas. 7.2. Fatores que Influenciam no Escoamento Superficial

Postagens relacionadas: