Como se iniciou a epidemiologia?

Índice

Como se iniciou a epidemiologia?

Como se iniciou a epidemiologia?

A epidemiologia originou-se das observações de Hipócrates feitas há mais de 2000 anos de que fatores ambientais influenciam a ocorrência de doenças. Entretanto, foi somente no século XIX que a distribuição das doenças em grupos humanos específicos passou a ser medida em larga escala.

O que diz o contexto histórico da epidemiologia?

Enquanto termo a epidemiologia foi primeiramente utilizada no século XVI na Espanha em um título de um trabalho sobre a peste sendo somente recuperado anos mais tarde em 1802 por Juan Villalba na obra Epidemiologia espanhola, que descrevia todas as epidemias conhecidas até o momento.

Quem criou a epidemiologia?

Não deixa de ser irônico que os pioneiros estudos de John Snow (1813-1858), considerado o pai da Epidemiologia, tenham se iniciado no contexto da Medicina Social, para terminar antecipando uma demonstração da teoria microbiana, no caso da transmissão do cólera morbo2.

Como ocorreu Os primeiros registros da epidemiologia na humanidade?

A história da epidemiologia tem seus primeiros registros já na Grécia antiga, 400 anos antes de cristo, por meio de Hipócrates, em um trabalho denominado Dos Ares, Águas e Lugares.

Como surgiu a epidemiologia e como a definimos?

A epidemiologia originou-se das bservações de Hipócrates feitas há mais de 2000 anos de que fatores ambientais influenciam a ocorrência de doenças. Entretanto, foi somente no século XIX que a distribuição das doenças em grupos humanos específicos passou a ser medida em larga escala.

Quais são as etapas de evolução da ciência epidemiologia?

Foram identificadas três etapas de desenvolvimento da Epidemiologia: Epidemiologia da Constituição, Epidemiologia da Exposição e Epidemiologia do Risco, discutindo-se aspectos epistemológicos e sociossanitários que permitem compreender cada uma delas sob um ponto de vista histórico.

O que é contexto epidemiológico?

A epidemiologia, portanto, é um campo da ciência que trata dos vários fatores genéticos, sociais ou ambientais e condições derivados de exposição microbiológica, tóxica, traumática, etc. que determinam a ocorrência e a distribuição de saúde, doença, defeito, incapacidade e morte entre os grupos de indivíduos.

Quais os principais acontecimentos históricos envolvendo a epidemiologia no século XIX?

No século XIX, acontecimentos influenciam fortemente a constituição da epidemiologia como disciplina científica: o nascimento da clínica; o desenvolvimento da bioestatística e a medicina social.

Quem é o pai da epidemiologia?

Foi uma proposta revolucionária de se pensar o processo saúde-doença. No entanto, a maior parte dos pesquisadores aponta o médico britânico John Snow como o pai da Epidemiologia.

Quem pode ser epidemiologista?

Epidemiologistas são médicos, enfermeiros, dentistas, estatísticos, demógrafos, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, geógrafos, dentre outros profissionais.

¿Cuándo comenzó la epidemiología?

Solo en el siglo XIX, con el descubrimiento de los gérmenes (patógenos como virus y bacterias) llegó a difundirse un conocimiento parecido al actual. La epidemiología se desarrolló antes de que estuvieran claros los mecanismos que permiten que un virus o una bacteria causen enfermedades.

¿Cómo funcionan los estudios epidemiológicos?

Los estudios epidemiológicos no alteran ni manipulan los factores que actúan sobre las personas, a diferencia de un experimento de laboratorio, en el que sí se controlan las características de la persona, el tipo de estímulos o factores ambientales a los que está sometida, entre otros.

¿Qué es la metodología epidemiológica?

La metodología epidemiológica se vale del método científico observacional porque esta disciplina, para aumentar su conocimiento, tiene que valerse de casos reales, ocurridos en la población.

¿Cuál es el desarrollo histórico de la epidemiología?

Desarrollo histórico de la epidemiología ACTUALIZACIONES siglo XIV (de la cual se dice que diariamente morían 10 mil personas), finalmente condujo a la aceptación universal –aunque todavía en el ámbito popular– de la doctrina del contagio.7 Los esfuerzos por comprender la naturaleza de las enfermedades y su desarrollo entre la población

Postagens relacionadas: