O que causa a colpite?
Índice
- O que causa a colpite?
- O que é bom para colpite?
- Como se contrai colpite difusa?
- Quem tem colpite difusa pode engravidar?
- Quando da inflamação no exame preventivo?
- Quais os tipos de Colpite?
- O que quer dizer iodo positivo?
- Qual o significado de Lactobacillus sp?
- Como a colpite pode ser tratada?
- Quais são os sintomas de colpite?
- Como é feito o diagnóstico da colpite?
- Como pode ser tratada a colpite na gravidez?
O que causa a colpite?
A colpite é normalmente causada por microrganismo que fazem parte da microbiota vaginal normal, com exceção do Trichomonas sp., e que devido a hábitos de higiene inadequados, como usar duche vaginal com frequência ou não usar roupa íntima de algodão, por exemplo, podem proliferar e causar infecção e inflamação da ...
O que é bom para colpite?
Remédios para colpite O ginecologista normalmente indica o uso de Clindamicina ou de Metronidazol no tratamento para a colpite, isso porque os microrganismos normalmente relacionados com essa doença são sensíveis a esse antimicrobiano e, por isso, o tratamento é eficaz.
Como se contrai colpite difusa?
A colpite difusa está principalmente relacionada com a infecção pelo parasita Trichomonas vaginalis, no entanto também pode ser causada por fungos e bactérias que podem ser encontrados naturalmente na região vaginal e que, devido a algum fator, podem proliferar e levar à inflamação da vagina e do colo do útero, ...
Quem tem colpite difusa pode engravidar?
A doença inflamatória pélvica (DIP) pode causar infertilidade, sim, mas não em todos os casos. O risco de a condição diminuir ou anular as chances de gravidez está relacionado à gravidade da patologia e à forma como ela precisa ser tratada. Geralmente, em situações menos sérias, é possível preservar a fertilidade.
Quando da inflamação no exame preventivo?
Quando o resultado do preventivo indica inflamação, pode significar a presença de uma infecção vaginal. Segundo a médica, inflamações inespecíficas descritas no exame devem ser correlacionadas com o exame físico realizado, assim, é possível direcionar o tratamento específico se for necessário.
Quais os tipos de Colpite?
Quais os tipos de colpite e como identificar?
- Colpite difusa. Caracteriza-se por pontilhado vermelho fino que cobre toda a mucosa vaginal e o colo uterino. ...
- Colpite focal. ...
- Colpite aguda. ...
- Colpite crônica. ...
- Colpite por Trichomonas. ...
- Colpite por Candida.
O que quer dizer iodo positivo?
Teste de Schiller positivo/Iodo negativo significa que existe alguma alteração ou lesão no colo. Teste de Schiller negativo/Iodo positivo significa que não há alteração no colo.
Qual o significado de Lactobacillus sp?
Os lactobacillus sp são bactérias que fazem parte da flora vaginal e, juntamente com outras bactérias, constituem um mecanismo de defesa natural contra micro-organismos causadores de doenças. Os lactobacillus sp contrabalanceiam a proliferação de fungos, bactérias e outros micro-organismos no interior da vagina.
Como a colpite pode ser tratada?
A colpite pode ser tratada com o uso de medicamentos antimicrobianos como metronidazol, clindamicina ou miconazol, por exemplo. Saiba mais detalhes.
Quais são os sintomas de colpite?
O principal sintomas indicativo de colpite é a presença de corrimento vaginal esbranquiçado homogêneo e semelhante a leite, mas que também pode ser bolhoso. Além do corrimento, algumas mulheres podem apresentar odor desagradável que piora após o contato íntimo, podendo estar diretamente relacionado com o microrganismo responsável pela inflamação.
Como é feito o diagnóstico da colpite?
O diagnóstico da colpite é feito pelo ginecologista através de alguns exames, como a colposcopia, o teste de Schiller e o papanicolau, no entanto o exame de papanicolau, também conhecido como exame preventivo, é pouco específico para o diagnóstico da colpite e não evidencia muito bem os sinais de inflamação vaginal.
Como pode ser tratada a colpite na gravidez?
A colpite na gravidez também pode ser tratada com Metronidazol ou Clindamicina, já que não interferem no desenvolvimento do bebê, no entanto é importante que o uso seja feito de acordo com a recomendação do médico. Isso porque mesmo que não tenha impacto no desenvolvimento fetal, o tempo de uso pode variar de uma mulher para outra.