Como os povos germânicos se organizavam?
Como os povos germânicos se organizavam?
Características. Os povos germânicos não estavam organizados socialmente em Estados, mas em comunidades tribais. A estrutura social básica era a família monogâmica, cujo poder absoluto era confiado ao pai. Depois, vinham os clãs, compostos pela reunião de famílias aparentadas, com ascendentes comuns.
Qual a origem dos povos germânicos?
Os povos germânicos habitavam o norte da Europa, onde hoje estão localizados países como a Alemanha, Áustria, Dinamarca, Noruega, Suécia, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Reino Unido e parte da França. Como não possuíam alfabeto, não há fontes escritas pelas próprias tribos germânicas.
Quais eram as tribos germânicas?
As tribos germânicas viviam em casas comunais, construídas de madeira e barro, onde viviam homens e animais. Uma tribo não tinha mais que 20 casas. Alimentavam-se de nozes, raízes e tubérculos. Sua atividade principal era o pastoreio, mas raras vezes comiam carne.
Como se incorporaram as tribos germânicas ao Império Romano?
Diversas tribos bárbaras germânicas se incorporaram ao Império Romano através do seu exército. Em troca de terras, os povos germânicos acabaram se tornando soldados, chegando a ocupar altos postos.
Qual a diferença entre germânicos e romanos?
Havia certa proximidade cultural entre os germânicos, uma vez que se tratava de povos com uma origem étnica em comum. Ainda assim, havia muita variedade cultural e linguística entre os diversos povos germânicos que mantiveram contato com os romanos.