Como se chamam os instrumentos para medir a pressão atmosférica?
Índice
- Como se chamam os instrumentos para medir a pressão atmosférica?
- Quanto é a pressão atmosférica em pascal?
- Como é chamada a pressão do ar?
- Como diminui a pressão atmosférica?
- Como foi feita a medição da pressão atmosférica?
- Qual a pressão atmosférica média no mar?
- Quem inventou a pressão atmosférica?
Como se chamam os instrumentos para medir a pressão atmosférica?
Barômetro de Mercúrio Barômetro de Mercúrio – Instrumento para medir a pressão atmosférica, a qual se equilibra com o peso de uma coluna de mercúrio.
Quanto é a pressão atmosférica em pascal?
O valor da pressão atmosférica ao nível do mar é definido como 1 atm (1 atmosfera). Esse valor é equivalente a 101.325 Pa (pascal), unidade utilizada para pressões no Sistema Internacional de Unidades.
Como é chamada a pressão do ar?
Pressão atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre.
Como diminui a pressão atmosférica?
Porém, a pressão atmosférica diminui com o aumento da altitude. A 3 000 metros, é cerca de 0,7 kgf/cm². A 8 840 metros, a pressão é de 0,3 kgf/cm². As altas pressões resultam da descida do ar frio.
Como foi feita a medição da pressão atmosférica?
A medição da pressão atmosférica foi feita pela primeira vez em 1643 por Evangelista Torricelli, um físico e matemático italiano. Torricelli criou o barômetro de mercúrio, um instrumento composto por um tubo de ensaio de 1 metro de comprimento e outro recipiente mais baixo, similar a uma tigela. Ambos recipientes foram preenchidos com mercúrio.
Qual a pressão atmosférica média no mar?
A pressão atmosférica média no nível do mar mede 760 mm Hg. O barômetro aneróide - sem líquido - é menos preciso, porém mais portátil que o barômetro de mercúrio.
Quem inventou a pressão atmosférica?
Um experimento que foi capaz de constatar a existência e a grande intensidade da pressão atmosférica foi feito pelo físico alemão Otto van Guericke. Por volta de 1650, Guericke construiu uma máquina usada para retirar o ar de duas abóbadas esféricas metálicas de 500 litros de volume, conhecidas como hemisférios de Magdeburgo.