Qual o bairro mais antigo de Maceió?

Índice

Qual o bairro mais antigo de Maceió?

Qual o bairro mais antigo de Maceió?

bairro de Jaraguá O bairro de Jaraguá, que antigamente era uma vila, surgiu antes mesmo da povoação de Maceió, a vila era uma aldeia de pescadores. Jaraguá se tornou conhecida mesmo quando o primeiro governador de Alagoas, o Sebastião Francisco de Melo e Povoas desembarcou no porto, em 1818.

O que significa massayo?

Os índios que primeiro habitaram a cidade deram ao pequeno, mas robusto, riacho que banhava o sítio maceioense, o nome de Massayó ou Massai-ó-k, que significa “o que tapa o alagadiço”.

Quem fundou a cidade de Maceió?

O povoado que deu origem a Maceió surgiu num engenho de açúcar. Antes de sua fundação, em 1609, morava em Pajuçara Manoel Antônio Duro que havia recebido uma sesmaria de Diogo Soares, alcaide-mor de Santa Maria Madalena.

Qual a localização do município de Maceió?

Informações Gerais sobre Maceió Qual a localização da cidade de Maceió? O município de Maceió pertence ao estado Alagoas, ele fica localizado na latitude -9.66599 e longitude -35.735. Qual é o tamanho do território de Maceió? 509,552 km². Qual a população de Maceió? Aproximadamente 1.012.382 habitantes segundo dados do IBGE.

Quem é o povo de Maceió?

Esse é o povo de Maceió, que une as origens e tradições à modernidade. Maceió tem ainda um arquipélago, o qual é constituído por um conjunto de 9 ilhas – Bora Bora, Irineu, Almirante, Fogo, Um coqueiro Só, Cabras, Santa Marta, e Andorinhas.

Quando chegaram os primeiros europeus à região de Maceió?

Por volta do ano 1000, os índios tapuias que habitavam a região da atual cidade de Maceió foram expulsos para o interior do continente por povos tupis procedentes da Amazônia. No século XVI, quando chegaram os primeiros europeus à região, a mesma era ocupada por um desses povos tupis: o dos caetés.

Quando foi invadida a província de Maceió?

Mas, com a mudança da capital, Maceió foi invadida no dia 4 de outubro de 1844 por tropas guerrilheiras comandadas por José Thomaz da Costa, pelo padre Calheiros e pelo advogado Lúcio, da Vila do Norte. Sousa Franco, então presidente da província, contra-atacou com tropas da nova capital.

Postagens relacionadas: