Onde surgiu a doença chikungunya?
Índice
- Onde surgiu a doença chikungunya?
- Qual o período de transmissão da chikungunya?
- Quais os sintomas e sequelas da Chikungunya?
- Como tratar sequelas da Chikungunya?
- Quem já teve Chicungunha pode ter novamente?
- Quanto tempo de repouso da chikungunya?
- Quais são as sequelas que a Chicungunha deixa?
- Qual o principal reservatório do vírus Chikungunya?
- Quais são os sintomas da chikungunya?
- Como picar a chikungunya?
- Por que a chikungunya pode ser transmitida pelo mosquito?
- Como tratar a febre chikungunya?
Onde surgiu a doença chikungunya?
O chikungunya foi identificado pela primeira vez na Tanzania, em 1952. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, desde 2005 quase 2 milhões de casos foram informados na Índia, na Indonésia, nas Maldivas, em Mianmar e na Tailândia.
Qual o período de transmissão da chikungunya?
O período de incubação é, em média, de 3 a 7 dias (podendo variar de 1 a 12 dias). O período de viremia no ser humano pode perdurar por até 10 dias e, geralmente, inicia-se dois dias antes da apresentação dos sintomas.
Quais os sintomas e sequelas da Chikungunya?
As principais sequelas da Chikungunya são a dor crônica nas articulações que pode durar por mais de 1 ano, perda do tônus muscular ou deformação nas articulações. Além disso, podem ocorrer danos no cérebro, dificultando a coordenação motora, o que pode prejudicar as atividades do dia a dia.
Como tratar sequelas da Chikungunya?
“Em casos de sequelas mais graves, e sob avaliação médica conforme cada caso, pode ser recomendado tratamento medicamentoso a longo prazo e fisioterapia”, orienta, destacando a importância da avaliação do especialista já no início dos sintomas.
Quem já teve Chicungunha pode ter novamente?
Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. O mosquito adquire o vírus CHIKV ao picar uma pessoa infectada, durante o período em que o vírus está presente no organismo infectado.
Quanto tempo de repouso da chikungunya?
Quanto tempo duram os sintomas Na grande maioria dos casos, os sintomas desaparecem após 14 dias ou até antes, caso seja iniciado o tratamento adequado com repouso e medicamentos para aliviar o desconforto.
Quais são as sequelas que a Chicungunha deixa?
As principais sequelas da Chikungunya são a dor crônica nas articulações que pode durar por mais de 1 ano, perda do tônus muscular ou deformação nas articulações. Além disso, podem ocorrer danos no cérebro, dificultando a coordenação motora, o que pode prejudicar as atividades do dia a dia.
Qual o principal reservatório do vírus Chikungunya?
Humanos servem como o principal reservatório do CHIKV durante períodos de epidemia.
Quais são os sintomas da chikungunya?
Os principais sintomas da chikungunya são: Febre. Dores intensas nas juntas, em geral bilaterais (joelho esquerdo e direito, pulso direito e esquerdo, etc). Pele e olhos avermelhados. Dores pelo corpo. Dor de cabeça. Náuseas e vômitos. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas.
Como picar a chikungunya?
Costuma picar, transmitindo a febre chikungunya, nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte. No entanto, mesmo nas horas quentes ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois não dói e nem coça no momento.
Por que a chikungunya pode ser transmitida pelo mosquito?
Originária do Sudeste Asiático e de alguns países da costa Leste Africana, a chikungunya também pode ser transmitida pelo mosquito Aedes albopictus. O Programa Nacional de Controle da Dengue, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, já começou a fazer a vigilância e o controle da nova febre.
Como tratar a febre chikungunya?
Independentemente do estágio em que a febre chikungunya se encontra, existe tratamento para as dores articulares. Os pacientes que não desenvolvem a versão inflamatória da doença são tratados com analgésico, fisioterapia e atividade física. O objetivo é amenizar a dor, a rigidez e a dificuldade em movimentar as articulações.