O que é DST e como se pega?
O que é DST e como se pega?
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
Quem pode contrair uma DSTs?
Qualquer pessoa que tenham atividade sexual tem risco de contrair uma DST. O risco maior ocorre quando a pessoa tem relação com vários parceiros, ou quando o parceiro teve ou tem parceiros múltiplos. Ainda, quando a relação sexual foi realizada (ou costuma ser) sem a utilização de preservativo (camisinha).
Quais são os sintomas da DST?
Os principais sintomas são a coceira, presença de feridas, corrimento ou dor no local da lesão. Contudo, algumas DSTs não manifestam sintomas e os sinais podem variar conforme o tipo de doença. 1. AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)
Qual a causa da sífilis DST?
Sífilis DST causada pela bactéria Treponema pallidum, muito disseminada entre pessoas jovens. A doença pode se manifestar de diversas formas, dependendo do seu estágio. Se não for tratada, pode durar anos e tornar-se mais grave com o passar do tempo.
Quais são as úlceras da DST?
Cada DST costuma formar úlceras com características próprias. Por exemplo: a sífilis cursa com úlcera indolor e limpa; o cancro mole com úlcera dolorosa e purulenta; o herpes costuma ter múltiplas pequenas úlceras muito dolorosas, etc.
Quais são os sintomas de IST’S?
Nem sempre os sintomas de IST’s estão relacionados a alterações na região genital, como é o caso da infecção pelo HIV, da hepatite B e da sífilis, em que um dos principais sintomas é o cansaço excessivo e sem causa aparente.