O que é candidíase da pele?
Índice
- O que é candidíase da pele?
- O que causa candidíase cutânea?
- Como a candidíase se manifesta na pele?
- Como tratar a candidíase na pele?
- Quais as reações de candidíase?
- Qual o medicamento correto para candidíase?
- Quais pomadas são indicadas para candidíase?
- Como fazer o diagnóstico da candidíase cutânea?
- Como a candidíase cutânea afeta a pele?
- Como curar a candidíase?
- Como desencadeiam os sintomas de candidíase?
O que é candidíase da pele?
Candidíase é infecção da pele e da mucosa por Candida spp, mais comumente Candida albicans. A infecção pode ocorrer em qualquer lugar, sendo mais comum em dobras da pele, espaços entre os artelhos, genitais, cutículas e mucosa oral. Os sinais e sintomas variam de acordo com o local.
O que causa candidíase cutânea?
Você sabe o que é candidíase cutânea? Esta é uma infecção da pele causada por um fungo conhecido como “Candida albicans”, que geralmente ocorre em áreas do corpo mais quentes, úmidas e com dobras, como axilas e virilhas.
Como a candidíase se manifesta na pele?
Candidíase na pele: vermelhidão, escurecimento da pele acometida, formação de crostas seguida por descamação e coceira intensa com possibilidade de ferimento.
Como tratar a candidíase na pele?
A candidíase tem cura. O tratamento consiste no uso de medicamentos e pomadas antifúngicas, como o Fluconazol. Deve ser de acordo com indicação médica e feito, também, pelo parceiro sexual, caso seja do tipo genital, visto que o fungo pode ser transmitido através do sexo.
Quais as reações de candidíase?
Se desconfia que pode estar com candidíase genital, selecione seus sintomas e confira:
- Coceira intensa na região genital. ...
- Vermelhidão e inchaço na região genital. ...
- Placas esbranquiçadas na vagina ou na cabeça do pênis. ...
- Corrimento esbranquiçado com grumos, semelhante a leite talhado. ...
- Dor ou queimação ao urinar.
Qual o medicamento correto para candidíase?
O tratamento pode se dar não apenas por via vaginal, bem como também por via oral. Por via vaginal, os principais ativos utilizados são o clotrimazol (veja abaixo), butoconazol e miconazol. Podem ser usados, igualmente, o terconazol, nistatina e tioconazol. Já via oral, a principal substância utilizada é o fluconazol.
Quais pomadas são indicadas para candidíase?
Algumas pomadas e cremes usados para tratar a candidíase são as que contêm substâncias antifúngicas como o clotrimazol, isoconazol ou miconazol, também conhecidos comercialmente como Canesten, Icaden ou Crevagin, por exemplo.
Como fazer o diagnóstico da candidíase cutânea?
Na maioria das vezes, o diagnóstico da candidíase cutânea é feito apenas com exame clínico por um especialista. No entanto, alguns casos podem exigir a coleta de uma amostra para teste laboratorial. O tratamento permite obter bons resultados, mas não previne inteiramente as reincidências.
Como a candidíase cutânea afeta a pele?
A Candidíase Cutânea pode afetar a superfície da pele, unhas e cabelos; normalmente em áreas mais expostas à umidade, como dobras do corpo (entre seios, nádegas, axilas, entre dedos, virilha).
Como curar a candidíase?
Uma ótima estratégia para curar a candidíase é tomar água com limão, sem adoçar, durante o dia, mas além disso colocar iogurte natural dentro da vagina é uma outra ótima estratégia natural, que tem ótimos resultados.
Como desencadeiam os sintomas de candidíase?
Um dos fatores que desencadeiam os sintomas de candidíase é a alimentação. "O fungo precisa de um ambiente ácido para se reproduzir, e alimentos ricos em carboidratos simples, gorduras e proteínas animais contribuem para essa acidez", explica o nutrólogo Roberto Navarro.