Como se originou o Salar de Uyuni?
Como se originou o Salar de Uyuni?
Durante o processo de formação da cordilheira dos Andes, a água do oceano teria sido "aprisionada". Primeiramente, virou um imenso lago. Devido às altas temperaturas e chuvas raras, o lago secou e, em seu lugar, surgiu o imenso Salar, para alegria dos amantes da natureza do mundo inteiro.
Como se formam os desertos de sal?
O deserto de sal na Bolívia tem origem no surgimento de diversos lagos salgados a milhares de anos atrás devido ao levantamento da Cordilheira dos Andes, que criou uma barreira entre o altiplano e o Oceano Pacífico, e por ficarem cercados por cadeias montanhosas, não tendo por onde a água escoar.
Onde está localizado o deserto de sal?
Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo, um destino de viagem incrível e nosso vizinho, ali na Bolívia. Localizado a 600 km da capital boliviana, La Paz, e bem próximo à borda da imponente Cordilheira dos Andes, o local já foi coberto de água.
Como é o Salar de Uyuni?
Além da extração de sal, o Salar de Uyuni é também um importante destino turístico. No período de chuvas, o Salar se assemelha a um enorme espelho que se confunde no horizonte com o céu. Assim os passeios ficam restritos a algumas áreas.
Qual a origem do Sal no Salar de Uyuni?
A origem do sal provavelmente está relacionada com a imensa quantidade de vulcões na envolvente do Salar de Uyuni já que situa-se sobre uma região de altiplano, 3 650 m acima do nível do mar. A concentração do sal é também facilitada pelo fato de ser uma região muito árida. [carece de fontes
Como fazer a travessia do Salar de Uyuni?
A tradicional travessia do Salar de Uyuni pode ser feita saindo da Bolívia (Uyuni) ou do Chile (San Pedro de Atacama). O passeio, que dura três dias, passa não apenas pelo maior salar do mundo, mas também por uma região de deserto na fronteira entre os dois países, onde são…
Qual a espessura do deserto de Uyuni?
Estima-se que o Salar de Uyuni contenha 10 bilhões de toneladas de sal, das quais menos de 25 mil toneladas são extraídas anualmente. O deserto de sal é composto por aproximadamente 11 camadas com espessuras que variam entre 2 e 10 metros, sendo a mais externa de 10 metros.