Quando a fibrose Cistica se manifesta?
Índice
- Quando a fibrose Cistica se manifesta?
- Quem pode ter fibrose Cistica?
- Por que os pacientes com fibrose cística estão mais suscetíveis a infecções respiratórias?
- Porque duas pessoas com fibrose cística não podem se tocar?
- Porque não podem ficar perto de quem tem fibrose cística?
- Como Prevenir a fibrose cística?
- Quais as consequências típicas da fibrose cística?
- Qual a expectativa de vida do paciente com fibrose cística?
Quando a fibrose Cistica se manifesta?
Apesar de ter tratamento, a fibrose cística é irreversível e se manifesta nos primeiros anos de vida. Diante de uma patologia com um prognóstico tão grave, é essencial que os profissionais de saúde se atualizem para buscar conhecimentos e promovam o melhor acompanhamento dos pacientes.
Quem pode ter fibrose Cistica?
Fibrose cística, ou mucoviscidose, é uma doença genética que se manifesta em ambos os sexos. O gene defeituoso é transmitido pelo pai e pela mãe (embora nenhum dos dois manifeste a doença) e é responsável pela alteração no transporte de íons através das membranas das células.
Por que os pacientes com fibrose cística estão mais suscetíveis a infecções respiratórias?
Um nível determinado indica existência da doença. O suor salgado se dá por conta da alteração da proteína nas glândulas sudoríparas. Baima explica que o muco espesso no pulmão faz com que a pessoa fique mais suscetível a infecções pulmonares crônicas.
Porque duas pessoas com fibrose cística não podem se tocar?
Isobel e Alexander Elliott têm fibrose cística e, por isto, correm maior risco de pegar infecções. Quando um fica doente, o outro não pode ficar por perto. A doença é hereditária e só acontece se os dois pais tiverem o gene recessivo. Neste caso, o risco de que cada um dos filhos tenha o problema é de 25%.
Porque não podem ficar perto de quem tem fibrose cística?
A resposta é sim. “Essa distância entre duas pessoas com fibrose cística é recomendada em todos os casos, principalmente quando existem bactérias, seja a B cepacia ou outras bactérias”, explica Verônica.
Como Prevenir a fibrose cística?
Não existe nenhuma maneira de prevenir a fibrose cística. A triagem das pessoas com histórico familiar da doença pode detectar o gene da fibrose cística em 60 a 90% dos casos, dependendo muito do teste usado para esse fim.
Quais as consequências típicas da fibrose cística?
Algumas das consequências típicas da Fibrose Cística são pneumonia de repetição, sinusite frequente, tosse crônica, dificuldade de ganhar peso e estatura e cansaço para realizar atividades simples. Quando o paciente chega à adolescência, é comum que haja um sentimento de desesperança devido às dificuldades enfrentadas durante a terapia.
Qual a expectativa de vida do paciente com fibrose cística?
Apesar da gravidade do quadro, o tratamento da FC tem evoluído consideravelmente nos últimos anos. Se, há 30 anos, a expectativa de vida do paciente não ultrapassava os 15 anos de idade, hoje, quem nasce com Fibrose Cística tem uma expectativa de vida acima de 40 anos. O Teste do Pezinho é a primeira triagem de Fibrose Cística na infância.