Quais são as causas da endocardite?
Índice
- Quais são as causas da endocardite?
- Quais são os tipos de endocardite?
- Como evitar a endocardite?
- Quais sintomas de endocardite bacteriana?
- Quais as bactérias que causam endocardite?
- Como é realizado o diagnóstico da endocardite?
- Como se desenvolver a endocardite?
- Como começar a endocardite aguda?
- Como Prevenir a endocardite?
- Qual o diagnóstico de endocardite?
Quais são as causas da endocardite?
Endocardite acontece quando germes entram na corrente sanguínea, viajam até o coração (normalmente com alguma condição de saúde pré-existente) e se ligam às suas válvulas ou tecido. Na maior parte dos casos a infecção é causada por uma bactéria, mas fungos ou outros microrganismos também podem ocasionar a doença.
Quais são os tipos de endocardite?
Principais tipos de endocardite
- Endocardite infecciosa: quando é provocada pela entrada de bactérias no coração ou fungos no organismo, causando infecções;
- Endocardite não-infecciosa ou endocardite marântica: quando surge em consequência de vários problemas, como câncer, febre reumática ou doenças autoimunes.
Como evitar a endocardite?
Como se prevenir da endocardite bacteriana? Estar atualizado com as consultas médicas pode ser uma boa forma de prevenção. Lembre-se de 6 em 6 meses consultar o dentista e, pelo menos uma vez ao ano, outros médicos, como o cardiologista.
Quais sintomas de endocardite bacteriana?
A endocardite bacteriana pode se desenvolver de forma gradual ou súbita....Quais são os sintomas da doença?
- Febre e calafrios. ...
- Cansaço excessivo. ...
- Dor nos músculos e nas articulações. ...
- Sudorese noturna. ...
- Tosse persistente. ...
- Manchas e mucosas no corpo.
Quais as bactérias que causam endocardite?
A endocardite bacteriana pode ser classificada em aguda de início súbito e evolução rápida, em geral, transmitida pelo Staphylococcus aureus, uma bactéria facilmente encontrada na pele; ou subaguda, de evolução mais lenta e causada por outros tipos bactérias. A infecção é incomum em pessoas com o coração saudável.
Como é realizado o diagnóstico da endocardite?
O diagnóstico requer demonstração de microrganismos no sangue e, quase sempre, ecocardiografia. O tratamento consiste em terapêutica antimicrobiana prolongada e, às vezes, cirurgia. Endocardite, em geral, refere-se à infecção do endocárdio (endocardite infecciosa).
Como se desenvolver a endocardite?
A endocardite pode se desenvolver vagarosamente ou de repente, dependendo de qual infecção está originando o problema e se a pessoa já tem algum problema cardíaco. Os sintomas podem variar, mas a maioria inclui: Petéquias, que são pequenas manchas roxas ou vermelhas na pele, ou manchas brancas nos olhos e/ou dentro da boca.
Como começar a endocardite aguda?
A endocardite bacteriana aguda geralmente começa subitamente, com febre alta (38,9 °C a 40 °C), frequência cardíaca acelerada (> 100 batimentos por minuto), fadiga e danos rápidos e extensos na válvula cardíaca causando sintomas de insuficiência cardíaca.
Como Prevenir a endocardite?
Prevenção Prevenção Para ajudar a prevenir endocardite é muito importante ter uma boa higiene, principalmente bucal. Evite procedimentos que podem gerar infecções como tatuagens e piercings. Procure cuidados médicos sempre que tiver algum problema de pele ou corte que infeccionar.
Qual o diagnóstico de endocardite?
Diagnóstico de Endocardite O médico pode suspeitar de endocardite baseado no histórico médico do paciente e nos sintomas que ele apresenta. Com um estetoscópio ele pode escutar o coração procurando por um sinal de sopro ou por alguma mudança no sintoma, caso ele já exista, para diagnosticar a doença.