Como a conjuntivite passa de uma pessoa para outra?

Índice

Como a conjuntivite passa de uma pessoa para outra?

Como a conjuntivite passa de uma pessoa para outra?

O contato com a secreção de uma pessoa doente é a forma mais comum. No caso da conjuntivite infecciosa, que inclui a viral e a bacteriana, a interação com secreções contaminadas leva ao contágio. É o caso, por exemplo, de quem utiliza a mesma toalha de alguém que está com conjuntivite.

Quem está com conjuntivite pode beijar?

Pode ser pelo contato das mãos que não foram lavadas, por abraços e beijos, pelo compartilhamento de toalhas, acessórios como óculos e produtos de maquiagem, por espirros e tosses, e até mesmo em grandes multidões. Os vírus são bastante resistentes fora do organismo, mas não voam de uma pessoa até outra.

O que fazer se pegar conjuntivite?

A conjuntivite viral não tem cura, entretanto é possível diminuir o desconforto. Já a bacteriana deve ter seu tratamento indicado por um médico oftalmologista, que prescreverá os colírios e antibióticos adequados. Em todos os casos, é fundamental que o diagnóstico seja feito por um médico oftalmologista.

Como se pega conjuntivite pelo ar?

Apesar de ser altamente contagiosa, a conjuntivite não é transmitida pelo ar. A razão por trás desse mito é o fato de que basta encostar no muco, secreção, ou cumprimentar uma pessoa contaminada (e que não tomou providências de higiene das mãos e do rosto) para acontecer a transmissão.

Qual conjuntivite não é contagiosa?

Se você é uma pessoa predisposta à alergias e tem rinite ou sinusite, por exemplo, seu organismo é mais sensível ao ácaro e ao pólen, o que pode facilitar o aparecimento da conjuntivite alérgica. Essa forma da doença não é contagiosa e os sintomas mais comuns são olhos vermelhos e coceira ocular.

Como se pega a conjuntivite?

Como se pega conjuntivite? A conjuntivite, também conhecida como "olho rosa", pode ser muito assustadora quanto aparece pela primeira vez. O mais comum é sentir coceiras e desconforto, os seus olhos estarem colados e vermelhos e, enfim, uma lástima.

Como se propaga o conjuntivite de contato?

A conjuntivite de contato se propaga quase sempre pelo contato com as secreções genitais de uma pessoa com infecção genital por clamídia. O tracoma é um outro tipo de conjuntivite causada por Chlamydia trachomatis, não é causado por uma infecção genital por clamídia.

Quais são os sintomas de conjuntivite?

Os sintomas que normalmente indicam a presença de uma conjuntivite bacteriana incluem: Sensação de areia nos olhos. Além disso, existem alguns casos em que também é possível notar o surgimento de um ligeiro inchaço em redor dos olhos, não sendo motivo de preocupações ou piora da infecção. Conheça outros sintomas de conjuntivite.

Como a pessoa com conjuntivite coça os olhos?

A pessoa com conjuntivite coça os olhos e depois cumprimenta alguém com um aperto de mãos, ou mexe na maçaneta das portas, nos botões do elevador, no controle-remoto, no teclado do computador, no corrimão das escadas, nos apoios dos ônibus ou do metrô, e deixa ali o micro-organismo que, dependendo do tipo, pode sobreviver por horas fora do corpo.

Postagens relacionadas: