Como tratar faringite bacteriana?
Índice
- Como tratar faringite bacteriana?
- O que significa faringite bacteriana?
- Qual os sintomas de uma faringite?
- Qual o nome da bactéria causadora da faringite?
- Qual medicamento para faringite bacteriana?
- Qual antibiótico para faringite?
- Quais os sintomas da faringite bacteriana?
- Como se trata de faringite viral?
- Por que a faringite pode surgir?
- Como o Streptococcus pode causar faringite?
Como tratar faringite bacteriana?
Nas faringites bacterianas, o tratamento é feito com antibióticos como penicilina, eritromicina e amoxicilina. Os medicamentos são administrados por via oral ou injeção. Os sintomas geralmente melhoram 48 horas depois do início do tratamento ou antes quando o medicamento é injetável.
O que significa faringite bacteriana?
A faringite corresponde a uma inflamação na garganta que pode ser provocada tanto por vírus, sendo chamada de faringite viral, quanto por bactérias, que é chamada de faringite bacteriana.
Qual os sintomas de uma faringite?
Sintomas como a dor de garganta à deglutição (odinofagia), a irritação, o ardor, o pigarro, são frequentes na faringite, associando-se frequentemente com cefaleias, febre, expectoração e mal estar geral (ver detalhes de sinais e sintomas da faringite).
Qual o nome da bactéria causadora da faringite?
Dores de garganta causadas por bactérias são casos de faringite estreptocócica. A bactéria específica responsável pela faringite estreptocócica é a Streptococcus pyogenes (ou estreptococo do grupo A), e o CDC observa que esse grupo também causa muitas outras infecções, incluindo a febre reumática e a febre escarlatina.
Qual medicamento para faringite bacteriana?
Medicamentos para Faringite
- Androfloxin.
- Arflex.
- Astro.
- Azitromicina.
- Benalet.
- Bi Profenid.
- Broncho-Vaxom.
- Ceclor.
Qual antibiótico para faringite?
As opções antibióticas para faringite pelo estreptococo incluem penicilina V oral, amoxacilina oral, cefalosporinas, como a cefalexina ou cefadroxil, clindamicina e macrolídeos como a claritromicina.
Quais os sintomas da faringite bacteriana?
Os sintomas são idênticos tanto na faringite bacteriana como na viral, e se caracterizam por: dor, irritação, coceira e desconforto na região da faringe. Pode ocorrer também febre, diminuição do apetite, dor ao falar ou engolir e inchaço na região do pescoço. Com o agravamento da doença, há o aparecimento de dor de ouvido e vômitos.
Como se trata de faringite viral?
Se o médico constatar que se trata de faringite viral, o tratamento é baseado no uso de analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas. Hidratação também é fundamental. E lembre-se: não é necessário o uso de antibióticos, pois vírus não respondem a esse tipo de medicamento.
Por que a faringite pode surgir?
A faringite também pode surgir em pessoas com doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), a exemplo da gonorreia. Outros fatores como alergias, clima seco, poluição, distensão nos músculos da garganta e até problemas mais graves, como tumores e infecção por HIV, também podem levar a um quadro de faringite.
Como o Streptococcus pode causar faringite?
Além do Streptococcus, outras bactérias podem causar a faringite, como: pneumococos, Mycoplasma pneumoniae, Staphylococcus aureusou Haemophilus influenzae.