Quem pilota balão?
Quem pilota balão?
O balonismo profissional submete-se às regras do RBAC nº 91 (aviação geral) e demanda certificado de aeronavegabilidade válido, licença de piloto de balão livre (PBL) e matrícula da aeronave no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).
Como um balão pode voar?
Aquecer e decolar O maçarico aquece o ar do envelope, que se expande e fica menos denso que o ar de fora do balão. A decolagem ocorre quando esse ar supera em cerca de 60ºC a temperatura externa. É como se o balão de ar quente (menos denso) boiasse no ar frio (mais denso), do mesmo modo que um navio flutua na água.
Qual a velocidade do balão?
A direção e a velocidade horizontal são determinadas pelas correntes de vento. O balão é lento, como um passeio de roda-gigante. Acima de 18 km/h, apenas pilotos experientes devem voar, e sem passageiros. Não se deve voar a mais de 30 km/h. O piloto controla a altura e se orienta por mapa, bússola, altímetro, variômetro ...
Qual a rota do balão?
Parte da equipe segue por terra para recolher os equipamentos e os passageiros no fim da viagem. Os times se comunicam por rádio e quem está no ar informa sua localização, caso o pessoal em terra não possa seguir a rota do balão.
Qual a altura do balão?
O piloto controla a altura e se orienta por mapa, bússola, altímetro, variômetro (mede a velocidade de subida) e termômetro. O balão e os equipamentos básicos pesam 670 quilos.
Por que o balão fica mais leve?
Simples: quando você aquece o interior do balão, o ar que está lá dentro se expande. Em outras palavras, fica mais leve. Tão leve que literalmente bóia na atmosfera, como se fosse uma bola de vôlei dentro de uma piscina.