Qual é a causa do impetigo?

Índice

Qual é a causa do impetigo?

Qual é a causa do impetigo?

O impetigo é uma infecção superficial da pele causada por Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes ou por ambos, levando à formação de úlceras crostosas e amareladas e, por vezes, de pequenas vesículas cheias de um líquido amarelo. O ectima é uma forma de impetigo que provoca lesões profundas sob a pele.

O que fazer para acabar com impetigo?

Para tratar o impetigo, o médico normalmente recomenda o uso de pomadas antibióticas, como Bacitracina, Ácido Fusídico ou Mupirocina, por exemplo. Porém, o uso constante ou frequente dessas pomadas podem levar à resistência bacteriana, não sendo indicado que sejam usadas por mais de 8 dias ou de forma frequente.

Como tratar impetigo bolhoso?

O tratamento para impetigo bolhoso varia de acordo com o microrganismo responsável pela infecção, no entanto é normalmente recomendado fazer compressa com soro fisiológico nas bolhas e tomar antibióticos de acordo com a recomendação médica.

Que doença é essa impetigo?

É uma infecção bacteriana superficial da pele muito comum, altamente contagiosa, vista mais frequentemente na face ou extremidades da pele de crianças.

Qual o remédio que é bom para impetigo?

Remédios para Impetigo

  • Loção antisséptica, como o Merthiolate, por exemplo, para eliminar outros microrganismos que possam estar presentes e causar complicações;
  • Pomadas antibióticas como Neomicina, Mupirocina, Gentamicina, Retapamulina, Cicatrene, ou Nebacetin por exemplo - Saiba como usar o Nebacetin;

Quanto tempo dura o tratamento de impetigo?

Sem tratamento com antibiótico, o impetigo em geral melhora em três semanas. Os tratamentos com antibióticos podem reduzir esse prazo para 1 ou 2 semanas.

Como se desenvolvem as bolhas do impetigo?

A região afetada tende a coçar constantemente. Geralmente, as bolhas do impetigo se desenvolvem no rosto, nas orelhas, mãos e também no couro cabeludo. Se não houver tratamento, as bolhas podem tomar toda a região e outras partes do corpo, enchendo de pus.

Como fazer o diagnóstico de impetigo?

Diagnóstico de Impetigo Os médicos costumam diagnosticar impetigo por meio da observação clínica, dando especial atenção às feridas presentes na pele. Normalmente, testes de laboratório não são necessários para confirmar o diagnóstico.

Qual a forma mais grave de impetigo?

A ectima é a forma mais grave de impetigo, pois acomete camadas mais profundas da pele. Geralmente são lesões que evoluem para a formação de úlceras na pele que podem drenar pus. Essas úlceras costumam evoluir para crostas grossas e amareladas, com margem avermelhadas, que curam-se lentamente, deixando cicatrizes. Não é comum haver febre no ectima.

Quando há suspeita de infecção por impetigo?

Quando há suspeita de infecção por impetigo, deve-se procurar um pediatra. O tratamento varia de acordo com a extensão das lesões, com pomada antibiótica quando a região afetada não é muito extensa, ou com antibióticos orais em casos nos quais áreas mais extensas foram atingidas.

Postagens relacionadas: