O que causa a síndrome de Stevens-johnson?

Índice

O que causa a síndrome de Stevens-johnson?

O que causa a síndrome de Stevens-johnson?

A síndrome de Stevens-Johnson e a necrólise epidérmica tóxica são comumente causadas por medicamentos ou por infecções. Os sintomas típicos de ambas as doenças incluem descamação da pele, febre, dores pelo corpo, uma erupção vermelha plana e bolhas e feridas nas membranas mucosas.

Quais as sequelas da síndrome de Steven Johnson?

A forma crônica evolui para formação de sequelas cicatriciais. Dessas sequelas, a mais grave e a que afeta mais a qualidade de vida dos pacientes é a sequela nos olhos, envolvendo alterações em conjuntiva palpebral e bulbar, pálpebras e córnea.

O que é Steven Johnson?

Steven Berlin Johnson é um escritor de ciência norte americano, nascido em 1968. Formado em semiótica pela Universidade Brown e em literatura inglesa pela Universidade Columbia.

O que é necrólise epidérmica tóxica?

A necrólise epidérmica tóxica (NET) ou síndrome de Lyell trata-se de uma reação adversa grave e rara que atinge predominantemente pele e mucosas. É caracterizada por morte generalizada dos queratinócitos e destacamento da epiderme no nível da junção dermoepidérmica.

O que é Necrolise?

A necrólise epidérmica tóxica (NET) ou síndrome de Lyell trata-se de uma reação adversa grave e rara que atinge predominantemente pele e mucosas. É caracterizada por morte generalizada dos queratinócitos e destacamento da epiderme no nível da junção dermoepidérmica.

O que é síndrome óculo mucocutânea?

Reação alérgica mucocutânea grave e potencialmente fatal, causada por uma hipersensibilidade a diversos fatores como infecções por vírus, fungos, bactérias, afecções do tecido conjuntivo, tumores malignos, vacinas e principalmente por diversos tipos de medicamentos.

O que é Farmacodermia?

Farmacodermia é uma reação adversa que pode ser entendida como qualquer efeito indese- jável na estrutura ou função da pele, dos anexos ou das mucosas.

O que é a Síndrome de Fournier?

A síndrome de Fournier se caracteriza por infecção necrotizante perineal que acomete os planos profundos do escroto, pênis, períneo e que pode se estender à raiz da coxa e abdome inferior. Seu início é insidioso, tem progressão fulminante, leva a grandes perdas teciduais e muitas vezes ao óbito1.

O que é síndrome alergica grave?

Síndrome de Stevens–Johnson (SSJ) é uma reação adversa grave da pele a medicamentos ou infeções. A SSJ e a necrólise epidérmica tóxica (NET) são duas formas da mesma doença, sendo a SSJ a menos grave. Os sintomas iniciais de SSJ são febre e sintomas semelhantes aos da gripe.

Como tratar Necrólise Epidérmica Tóxica?

O tratamento da necrólise epidérmica tóxica é feito em Unidade de Terapia Intensiva de queimados e consiste na eliminação do medicamento que está sendo usado pelo paciente, já que normalmente a NET é resultado de reações adversas a determinados medicamentos.

What is the treatment for Steven Johnson syndrome?

Medications used in the treatment of Stevens-Johnson syndrome include: Pain medication to reduce discomfort. Medication to reduce inflammation of the eyes and mucous membranes (topical steroids). Antibiotics to control infection, when needed.

What is the cause of Stevens Johnson syndrome?

Infectious causes. Infections that can cause Stevens-Johnson syndrome include: Herpes virus (herpes simplex or herpes zoster) Pneumonia. HIV. Hepatitis A.

Can Stevens Johnson syndrome be cured?

Treatment for Stevens- Johnson syndrome resembles to the approaches used in treating thermal burns. Supportive and symptomatic treatment can relieve the symptoms and results of Stevens - Johnson syndrome because there is still no specific treatment that can cure this syndrome.

What is the history of Stevens Johnson syndrome?

The first description of Stevens-Johnson syndrome occurred in 1922 when two physicians - Albert Stevens and Frank Johnson - evaluated the symptoms of an unknown condition in two young boys and published a report on the condition. As a result of their work, people named the condition Stevens-Johnson syndrome.

Postagens relacionadas: