Como detectar precocemente o câncer de mama?
Índice
- Como detectar precocemente o câncer de mama?
- Qual o objetivo principal para o exame de câncer de mama?
- Quais são os meios mais eficazes para a detecção precoce de câncer de mama?
- O que uma mamografia pode detectar?
- Quais as ações sobre o câncer de mama desde o diagnóstico?
- Quais os sinais e sintomas do câncer de mama mais aceitos pelo Ministério da Saúde?
- Qual é o primeiro passo para identificar o câncer de mama?
- Como prevenir o câncer de mama?
- Qual a melhor opção para o câncer de mama?
- Quais os exames que detectam o câncer de mama?
Como detectar precocemente o câncer de mama?
Além da mamografia de rastreamento, a detecção precoce do câncer de mama pode ser feita em consultas ao ginecologista através do exame clínico (palpação da mama pelo profissional de saúde), e por exames de imagem que possam ser solicitados pelo médico, como mamografia, ultrassonografia ou outros.
Qual o objetivo principal para o exame de câncer de mama?
O objetivo dos exames de rastreamento para câncer de mama é diagnosticá-lo antes que provoque quaisquer sintomas. O rastreamento se refere à realização de exames para diagnosticar uma doença em pessoas assintomáticas.
Quais são os meios mais eficazes para a detecção precoce de câncer de mama?
Os meios mais eficazes para a detecção precoce de câncer de mama são o exame clínico de mamas (ECM) e a mamografia(6), pois o autoexame de mamas (AEM) detecta a doença geralmente em estádio avançado, sendo responsável por cerca de 80% das descobertas de cânceres de mama(4).
O que uma mamografia pode detectar?
A mamografia é um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mamas.
Quais as ações sobre o câncer de mama desde o diagnóstico?
Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!
Quais os sinais e sintomas do câncer de mama mais aceitos pelo Ministério da Saúde?
Quais sintomas do câncer de mama?
- edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
- retração cutânea;
- dor;
- inversão do mamilo;
- hiperemia;
- descamação ou ulceração do mamilo;
- secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.
Qual é o primeiro passo para identificar o câncer de mama?
Como explicado anteriormente, o primeiro passo para identificar o câncer de mama é a realização do autoexame das mamas. Em seguida, recomenda-se que seja feito um exame clínico das mamas, geralmente por um ginecologista ou mastologista. Você sabe quais são os principais exames para diagnóstico do câncer de mama?
Como prevenir o câncer de mama?
Para prevenir o câncer de mama, também é preciso prestar atenção aos fatores de risco. O primeiro é pura e simplesmente ser mulher. Mas não são só elas que estão sujeitas a desenvolver a doença. Cerca de 1% dos pacientes são homens.² Além disso, a cada aniversário, você estará mais propensa a ter câncer de mama. 2
Qual a melhor opção para o câncer de mama?
Outra opção é a drenagem do linfonodo (nódulo) atingido, além do esvaziamento axilar, que é a retirada de todos os linfonodos da axila. O tratamento cirúrgico para o tumor de mama é necessário em praticamente todos os casos de câncer, exceto quando as células danosas já se espalharam para outros tecidos e órgãos.
Quais os exames que detectam o câncer de mama?
Exames que detectam a doença. Como explicado anteriormente, o primeiro passo para identificar o câncer de mama é a realização do autoexame das mamas. Em seguida, recomenda-se que seja feito um exame clínico das mamas, geralmente por um ginecologista ou mastologista.