Como é possível clonar um trecho do DNA usando uma bactéria?
Como é possível clonar um trecho do DNA usando uma bactéria?
Geralmente os plasmídeos (moléculas de DNA circulares existentes naturalmente nas bactérias) são usados como vetores para clonar fragmentos de DNA. Eles são projetados para permitir a inserção de um DNA exógeno, têm origens de replicação e são capazes de se replicar independentemente do cromossomo bacteriano.
Quais são os passos da clonagem de DNA?
A transformação e seleção bacteriana são passos fundamentais na clonagem de DNA. Clonagem de DNA é o processo de fazer muitas cópias de uma parte específica do DNA, como um gene.
Como transferir o DNA para as bactérias?
Após uma ligação, o próximo passo é transferir o DNA para as bactérias, em um processo denominado transformação. Então, podemos usar métodos de seleção de antibióticos e análise de DNA para identificar as bactérias que contém o plasmídeo que procuramos.
Quais são os vectores de clonagem?
A muitas destas células hospedeiras corresponde um grupo de vectores que tem de ser utilizado de forma a clonar um gene com sucesso. Isto porque nem todos os vectores de clonagem têm a mesma origem de replicação (ori).
Como é feito o experimento de clonagem?
Num experimento típico de clonagem, um gene alvo é inserido num pedaço circular de DNA chamado do plasmídeo. O plasmídeo é introduzido em bactérias através de um processo chamado transformação, e bactérias portadoras do plasmídeo são selecionadas utilizando-se antibióticos.