Como se pode entender a dilatação de sólidos e líquidos ao serem aquecidos?
Índice
- Como se pode entender a dilatação de sólidos e líquidos ao serem aquecidos?
- O que é dilatação térmica dos corpos?
- Quais são os fatores que influenciam na dilatação de sólidos e líquidos ao serem aquecidos?
- Porque os líquidos se dilatam?
- Qual a dilatação dos sólidos?
- Como considerar a dilatação dos líquidos?
- Qual é a dilatação sofrida pelos líquidos?
- Qual a equação da dilatação volumétrica para os líquidos?
Como se pode entender a dilatação de sólidos e líquidos ao serem aquecidos?
Existe um “ Coeficiente de Dilatação Térmica “ que nos dá a relação de quanto um corpo se dilata mais do que outro. Todos os corpos, ao serem aquecidos, dilatam-se em todas as direções, à partir da fonte de calor, importando apenas a dimensão de cada direção.
O que é dilatação térmica dos corpos?
A dilatação térmica acontece quando um determinado corpo sofre um aumento na sua temperatura, resultando no aumento do seu volume. Isso acontece porque no momento em que a temperatura é aumentada, as moléculas presentes nesse corpo, se agitam e geram o aumento da distância entre elas.
Quais são os fatores que influenciam na dilatação de sólidos e líquidos ao serem aquecidos?
Os fatores que influenciam a dilatação térmica nesses casos são os mesmos da dilatação linear, ou seja: a dimensão inicial do material e a variação de temperatura. Assim, as equações que determinam essas dilatações são muito semelhantes à equação da dilatação linear, como se pode ver no quadro abaixo.
Porque os líquidos se dilatam?
Porque os átomos do líquido encontram-se mais espaçados, enquanto os átomos do sólido se encontram mais compactados, ou seja, quanto mais próximo estiverem os átomos, menos a substância se dilata.
Qual a dilatação dos sólidos?
Dependendo da dilatação mais significativa em uma determinada dimensão (comprimento, largura e profundidade), a dilatação dos sólidos é classificada em: linear, superficial e volumétrica.
Como considerar a dilatação dos líquidos?
O líquido não terá comprimento ou área definidos, apenas o volume. Assim, ao estudar a dilatação dos líquidos, devemos considerar a dilatação volumétrica deste e de seu recipiente, visto que o recipiente também sofre a dilatação. Desta forma, considere um recipiente totalmente cheio de um líquido, ambos a temperatura T 1.
Qual é a dilatação sofrida pelos líquidos?
A dilatação sofrida pelos líquidos é chamada de dilatação volumétrica. Nesse tipo de dilatação, todas as dimensões de um corpo ou fluido, como líquidos e gases, sofrem aumentos significativos em resposta a um aumento de temperatura.
Qual a equação da dilatação volumétrica para os líquidos?
ΔVreal= ΔVap+ ΔVfrasco. Sabemos que a equação da dilatação volumétrica para os sólidos é usada também para os líquidos, dada por: ΔV = V0. γ . ΔT. Aplicando esta equação na dilatação real dos líquidos, obtemos: ΔVreal= ΔVap+ Δvfrasco. (V0. γreal. ΔT) = (V0. γap. ΔT) + (V0. γfrasco.