Quando o ginecologista faz exame de toque?
Quando o ginecologista faz exame de toque?
O exame de toque vaginal é capaz de auxiliar no diagnóstico de cistos, miomas, endometriose, doença inflamatória pélvica, alteração no volume dos ovários, infecções, observar o aspecto do colo do útero, dentre outros. Não é comum sentir dor durante o exame.
Como se preparar para um exame preventivo?
Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.
Por que não se consultar com uma ginecologista?
No entanto, seja por medo ou falta de conhecimento, a verdade é que muitas mulheres nunca se consultaram com um profissional da área. De acordo com a ginecologista e obstetra Ana Carolina Lúcio Pereira, isso acontece porque algumas mulheres acreditam que o exame feito durante a consulta pode ser desconfortável e doloroso.
Quando deve ser feita uma visita ao ginecologista?
Ao contrário do que muita gente imagina, uma visita ao ginecologista não deve ser feita somente quando a mulher tem uma vida sexual ativa ou diante da suspeita de uma doença ou gravidez. De acordo com Marcos Tcherniakovisky, ginecologista especialista em endometriose, o ideal é que a consulta seja feita como uma forma de prevenção.
Como ir ao ginecologista periodicamente?
Ir ao ginecologista periodicamente é fundamental. Mas, quando a data da consulta se aproxima, algumas dúvidas costumam povoar a cabeça das mulheres: "Devo ou não me depilar?", "Posso manter relações sexuais no dia?", "É importante usar a ducha vaginal?".
Como visitar o ginecologista durante a menstruação?
Durante a menstruação os órgãos e os seios das mulheres ficam mais sensíveis e doloridos, então, visitar o ginecologista durante esse período também pode causar dores.