Qual é o preparo para fazer o exame de histerossalpingografia?
Índice
- Qual é o preparo para fazer o exame de histerossalpingografia?
- Pode ter relação antes do exame de histerossalpingografia?
- Onde faz o exame de Histerossalpingografia?
- Como é a sedação da Histerossalpingografia?
- Pode fazer histerossalpingografia no período fértil?
- Porque não pode ter relação depois da histerossalpingografia?
- Quais são as complicações da histerossalpingografia?
- Quais são os resultados da histerosalpingografia?
- Será que a histerossalpingografia ajuda a engravidar?
Qual é o preparo para fazer o exame de histerossalpingografia?
Não é necessária, de uma forma geral, preparação prévia. Este exame não precisa de jejum. É recomendável, no entanto, que se tenha tomado um medicamento analgésico (Ibuprofeno 600mg, por exemplo), de forma a reduzir o desconforto do exame. A altura ideal para o realizar é após a menstruação, antes da ovulação ocorrer.
Pode ter relação antes do exame de histerossalpingografia?
No dia anterior à realização da histerossalpingografia, a mulher não deve ter relações sexuais e precisa tomar 1 comprimido de laxante.
Onde faz o exame de Histerossalpingografia?
A Histerossalpingografia é um exame simples que normalmente é feito no consultório do ginecologista, podendo ser marcada pelo SUS gratuitamente.
Como é a sedação da Histerossalpingografia?
A Fertilità é uma das poucas clínicas do país a oferecer a Histerossalpingografia com sedação. O anestésico é aplicado por anestesista com toda a segurança de um centro cirúrgico. Para melhorar a qualidade do exame, bem como facilitar a interpretação do mesmo, a Histerossalpingografia é digitalizada.
Pode fazer histerossalpingografia no período fértil?
Como e quando deve ser feita a histerossalpingografia A indicação é de que o exame seja realizado uma semana após a menstruação e antes da ovulação, do 6º ao 12º dia do ciclo menstrual. Para pacientes que não ovulam a HSG pode ser feita em qualquer período do ciclo.
Porque não pode ter relação depois da histerossalpingografia?
Quanto tempo depois do exame histerossalpingografia pode ter relação? Como já vimos anteriormente, durante e após a realização do exame histerossalpingografia, a paciente pode sentir leves cólicas. Desta forma, alguns médicos aconselham o uso de analgésicos e indicam a suspensão da atividade sexual por alguns dias.
Quais são as complicações da histerossalpingografia?
As complicações deste exame são muito raras, no entanto, dores fortes que se mantenham ou aumentem, hemorragia ou sangramento abundante e febre não são situações normais, devendo por isso ser avaliadas. A menstruação após a histerossalpingografia virá provavelmente na data prevista, apesar da perda de sangue que poderá ter no dia do exame.
Quais são os resultados da histerosalpingografia?
Os resultados da histerossalpingografia são especialmente utilizados para ajudar o ginecologista a identificar a causa de infertilidade, no entanto, também podem ser utilizados para diagnosticar outros problemas quando a mulher apresenta resultados alterados.
Será que a histerossalpingografia ajuda a engravidar?
Histerossalpingografia ajuda a engravidar? Não há pesquisas consistentes de que o exame em si ajude a engravidar. O que existem são relatos de mulheres que, semanas após fazerem o exame, realmente engravidaram. Esse resultado tem sido associado ao uso do contraste.