Como se prevenir de miocardite?
Índice
Como se prevenir de miocardite?
Recomenda-se tomar a vacina da gripe anualmente e manter todo o resto do calendário de vacinação em dia. Como as viroses são a maior causa da miocardite, evitá-las é o melhor jeito de prevenir a doença. No caso de atletas, parar os treinos durante viroses e outras doenças e diminuir o ritmo nas semanas posteriores.
Qual a causa da miocardite?
Miocardite é a inflamação do tecido muscular do coração (miocárdio) que causa a morte do tecido. A miocardite pode ser causada por muitos problemas, incluindo infecção, toxinas e medicamentos que afetam o coração, e por distúrbios sistêmicos, como sarcoidose, mas muitas vezes a causa é desconhecida.
Onde dói a miocardite?
A miocardite é uma inflamação do músculo do coração que pode surgir como uma complicação durante diferentes tipos de infecção no organismo, causando sintomas como dor no peito, falta de ar ou tonturas.
Como investigar miocardite?
Índice
- Enzimas Cardíacas.
- Eletrocardiograma.
- Radiografia de Tórax.
- Ecocardiograma.
- Cintilografia Miocárdica.
- Ressonância Magnética (RNM)
- Biópsia Endomiocárdica.
- Detecção de Genoma Viral: Biologia Molecular.
Qual a base do tratamento da miocardite?
Restrição do sal na dieta, diuréticos, beta bloqueadores e inibidores da ECA (IECA) são a base do tratamento. Nas miocardites provocadas por viroses, medicamentos antivirais, como o Interferon beta, podem ser usados, mas eles só são eficazes se forem iniciados precocemente.
Por que a miocardite é subaguda?
Nas formas subagudas da miocardite, o paciente pode evoluir para miocardiopatia dilatada, que é uma forma irreversível de dilatação do coração. A contrário da forma fulminante, a forma subaguda pode não levar à morte rapidamente, mas o risco de lesão permanente do coração é maior.
Por que a miocardite pode ser consequência de doenças autoimunes?
Além disso, a miocardite pode ser decorrente de doenças autoimunes, como o Lúpus Eritematoso Sistêmico, uso de alguns medicamentos e consumo excessivo de bebidas alcoólicas, por exemplo.
Qual o prognóstico da miocardite fulminante?
Apesar da miocardite fulminante ser uma forma catastrófica de insuficiência cardíaca, caso o paciente seja atendido a tempo e consiga sobreviver à fase crítica, a longo prazo, o prognóstico é bom, pois a maioria se recupera totalmente e mantém um coração com bom funcionamento.