Qual vacina previne a difteria?
Qual vacina previne a difteria?
Adultos e crianças a partir de 8 anos de idade devem receber a vacina dTp tipo adulto, que também imuniza contra a bactéria diphtheriae. Outra forma de prevenção contra Difteria é a vacina pentavalente, que previne contra Meningite, Coqueluche, Tétano, Hepatite B e difteria.
Como a difteria age no organismo?
Toxina diftérica Cepas de difteria infectadas por um betafago, que transporta o gene codificador da toxina, produzem uma toxina potente. Essa toxina provoca inicialmente inflamação e necrose de tecidos locais e, depois, danos ao coração, aos nervos e, às vezes, aos rins.
Como é feito o tratamento da difteria?
Como é feito o tratamento da difteria? O tratamento da difteria é feito com o soro antidiftérico (SAD), que deve ser ministrado em unidade hospitalar. A finalidade do tratamento é inativar a toxina da bactéria o mais rapidamente possível.
Qual a causa da infecção por difteria?
Em algumas pessoas, a infecção por difteria provoca apenas uma doença leve – em alguns casos, não há qualquer sintoma. Além da infecção comum na garganta, raramente a difteria pode afetar a pele, causando dor, vermelhidão e inchaço, que podem ser associados com outras infecções bacterianas da pele. Úlceras cobertas por uma ...
Qual a melhor vacina para prevenir a difteria?
A melhor forma de prevenir a difteria é com a vacinação, que pode ser a tríplice bacteriana ou a pentavalente. A vacina tríplice bacteriana clássica (difteria, tétano e pertussis acelular), está indicada para crianças com até sete anos de idade. Após essa data é utilizada a vacina de dTpa (tríplice bacteriana acelular do tipo adulto).
Como ocorre a transmissão da difteria?
A transmissão da difteria ocorre basicamente por meio da tosse, espirro ou por lesões na pele, ou seja, a bactéria da difteria é transmitida pelo contato direto da pessoa doente ou portadores com pessoa suscetível, por meio de gotículas eliminadas por tosse, espirro ou ao falar.