O que é a linguagem cartográfica?

Índice

O que é a linguagem cartográfica?

O que é a linguagem cartográfica?

A linguagem cartográfica traz com ela um sistema de signos que incluem desde as coordenadas, escala, projeções, símbolos, legendas e outro, que necessita ser representada espacialmente de forma coerente para que possa se ter o ensino-aprendizagem.

Como se produz a linguagem cartográfica?

Essa forma de linguagem permite identificar nas representações espaciais o espaço concreto. Ela pode ser expressa através de cartas, plantas, mapas, globos, fotografias, imagens de satélites, gráficos, perfis topográficos, maquetes, croquis, textos e outros meios.

Qual a importância de se trabalhar a linguagem cartográfica?

No ensino de Geografia, essa linguagem cartográfica possibilita ao aluno desenvolver a capacidade de percepção através da simbologia, partindo inicialmente do seu espaço de vivência para a posterior compreensão do espaço geográfico como um todo. ...

Quais são os principais conceitos da Cartografia?

Conceitos básicos de Cartografia

  • Escala – é a proporção entre a área real e a sua representação em um mapa. ...
  • Coordenadas Geográficas – é a combinação do sistema de paralelos e meridianos com base nas longitudes e as latitudes para endereçar todo e qualquer ponto da superfície terrestre.

Por que a linguagem cartográfica e universal?

A Cartografia possui uma linguagem universal-visual, ao utilizar-se de um conjunto de símbolos compreensíveis por todos. Todo mapa, por mais detalhado que seja, é uma simplificação da realidade, tendo necessidade de se utilizar de símbolos, para auxiliar na sua interpretação.

Por que a linguagem cartográfica pode ser considerada universal?

A Cartografia pode ser considerada como uma linguagem universal, no sentido que utiliza uma série de símbolos conhecidos, sendo, portanto, uma linguagem exclusivamente visual e, por isso mesmo, submetida às leis fisioló- gicas da percepção das imagens.

Qual a importância da linguagem cartográfica nas mais diversas situações de nossas práticas diárias?

Através da linguagem cartográfica é possível pensar significativamente o conhecimento do espaço geográfico, representar conteúdos, sintetizar informações para que o aluno torne-se um leitor crítico e mapeador consciente (BRASIL, 1998).

Por que a linguagem cartográfica é essencial a Geografia?

(UFSC) A linguagem cartográfica é essencial à Geografia. ... São elementos que compõem os mapas: escala, projeção cartográfica, símbolo ou convenção e título. III. A escala é a relação entre a distância ou comprimento no mapa e a distância real correspondente à área mapeada.

Quais são os conceitos básicos para compreender o estudo da cartografia?

O conceito de escala, em cartografia, é fundamental para visualizar e compreender os diversos tipos de representações gráficas sobre o mundo real. Entende-se por escala a razão entre as unidades da representação e do seu tamanho original.

Quais os levantamentos que temos através da cartografia?

A Cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em produzir, analisar e interpretar as diversas formas de se representar a superfície, como os mapas, as plantas, os croquis e outras composições. ... Diferenças conceituais à parte, a produção de mapas e desenhos para a representação do espaço é muito antiga.

Como é entendida a cartografia?

Em algumas definições, a cartografia também é entendida como sendo o conjunto de técnicas resultantes da observação direta ou indireta (através do uso de imagens ou aparelhos) para documentar, retratar e representar os espaços natural e geográfico para a produção de cartas, mapas, plantas, maquetes e outros documentos.

Quais são os dados da cartografia temática?

Para apresentar estes dados, a cartografia temática faz uso de pontos, linhas, áreas, símbolos e cores que permitem melhor visualizar um fenômeno. A representação da distribuição de recursos minerais e energéticos no Brasil e a distribuição da população no território brasileiro são alguns dos temas que são apresentados pela cartografia temática.

Quais os fatores contribuíram para a cartografia?

Entre os fatores que mais contribuíram para a cartografia está a utilização do telescópio que permite com maior precisão a determinação de latitude e longitude. Hoje, além do telescópio, os softwares se valem de fotografias para proceder o mapeamento com maiores detalhes e precisão.

Qual o papel das tecnologias aplicadas à cartografia?

Cabe destacar o papel das novas tecnologias aplicadas à cartografia, como, por exemplo, os satélites e o GPS. Esses instrumentos possibilitam que a coleta e o processamento de informações sobre o espaço geográfico sejam mais rápidos de serem obtidos e, em alguns casos, com custos menos elevados.

Postagens relacionadas: