Como se obtém o ácido clorídrico?
Como se obtém o ácido clorídrico?
O ácido clorídrico é uma solução aquosa de cloreto de hidrogênio (HCl), um gás incolor ou levemente amarelado, não inflamável e tóxico, obtido como subproduto da cloração do benzeno ou de outros hidrocarbonetos.
Como é classificada a reação de formação do ácido clorídrico?
A formação de ácido clorídrico é bem reativa e deve ser feita com muito cuidado. No meio industrial essa obtenção pode ser feita de duas maneias: aquecimento a altas temperaturas do gás hidrogênio com o gás cloro, formando o HCl em sua forma pura que é gasosa.
Qual a produção química do ácido clorídrico?
A produção em grande escala do ácido clorídrico é quase sempre integrada com outra produção química de escala industrial. No processo industrial de cloro-álcali , uma solução de sal sofre eletrólise, produzindo gás cloro , gás hidrogênio e hidróxido de sódio .
Como o ácido clorídrico é preparado?
O ácido clorídrico é preparado dissolvendo-se cloreto de hidrogênio em água. O cloreto de hidrogênio, por sua vez, pode ser gerado de muitas maneiras, e assim diversos precursores do ácido clorídrico existem. A produção em larga escala de ácido clorídrico é quase sempre integrada com a produção de outros compostos químicos em escala industrial.
Quem descobriu o ácido clorídrico?
Tem mais depois da publicidade ;) O ácido clorídrico foi descoberto por um alquimista muçulmano chamado Jabir Ibne Haiane, também conhecido como Gaber e considerado o pai da química árabe. Ele sintetizou a substância com base em uma reação entre o sal marinho (NaCl) e o ácido sulfúrico (Na2SO4).
Por que o ácido clorídrico está presente em processos industriais?
Produção de compostos inorgânicos: o ácido clorídrico está presente em diversos processos industriais de fabricação de reagentes e compostos inorgânicos, entre eles estão os produtos destinados ao tratamento de água, como cloreto de ferro (III) e cloreto de alumínio.