Como é o processamento do açaí?

Índice

Como é o processamento do açaí?

Como é o processamento do açaí?

Os frutos são vendidos por lata, que na verdade são as cestas de vime menores, com 14 quilos cada. ... São eles que higienizam e colocam o fruto de molho na água para depois bater e transformá-lo na polpa, ou vinho, que pode ser grossa, média ou “popular”, a mais diluída, com 18% de açaí e o resto de água.

Quais são as características do açaí?

O açaí é uma fruta bem pequena e arredondada. Apresenta coloração que varia entre o roxo e o preto. Possui caroço e pouca polpa. Esta última, por sua vez, pode ser utilizada para preparar bebidas, geleias, sobremesas e, por certo, o famoso “açaí na tigela”.

Como pode ser comercializado o açaí?

O açaí pode ser comercializado de diversas maneiras, dentre as quais: porções para o comércio, como o açaí no copo, o açaí na tigela com vários complementos — como as coberturas, o leite em pó e as farofas doces; em caixas, que vão de 5 a 10L e são vendidas no atacado para outros comerciantes de sua região ou de fora dela;

Qual a origem do açaí?

O açaí é uma palmeira nativa da região norte, produzida nos estados do Amapá, Pará, Amazonas e Maranhão. Seus frutos de tom roxo escuro têm uma polpa rica, da qual se extrai um sumo muito apreciado — ele compõe os sorvetes e cremes de açaí consumidos em todo o Brasil.

Como é desidratado o açaí?

O açaí pode ser desidratado por atomização (spray dryer), o mesmo processo empregado para a fabricação de leite em pó. O produto é conduzido à câmara de secagem em finas gotículas, entrando em contato com a corrente de ar quente. Desse modo, a secagem se processa de maneira rápida e o produto resultante se apresenta na forma de pó.

Será que o açaí servido assim pode gerar problemas?

No entanto, o açaí servido assim pode gerar problemas, como os cristais que são criados durante o endurecimento na armazenagem. Esse defeito pode ser reduzido se o açaí for feito em um maquinário especializado, no qual congelamento e mistura ocorrem rapidamente.

Postagens relacionadas: